Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Fiscalização aponta que cerca de 20% das denúncias de aglomerações aos finais de semana são falsas

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Autores de denúncias falsas poderão ser identificados e punidos

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Caxias do Sul, que atuam na dispersão de aglomerações e que buscam garantir o cumprimento dos decretos de prevenção à Covid-19, têm verificado o aumento de trotes nas últimas semanas. Conforme o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, as denúncias falsas chegam inclusive a outros órgãos como a Brigada Militar.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco ele explicou como a prática prejudica o trabalho das equipes. “As pessoas têm usado esse serviço para situações que não se confirmam no momento da vistoria. A gente recebe denúncias de três ou quatro moradores da mesma residência que estão fazendo um jantar e, geralmente, tem desavenças entre os próprios vizinhos que fazem essas denúncias pra que a gente verifique baseado na questão da pandemia. Isso atrapalha bastante, porque nós temos um número grande de denúncias que de fato precisam de uma atenção especial e se perde força pra fazê-las ao momento que a gente tem que se deslocar pra essas denúncias que não se configuram”.

Em reunião realizada nesta semana entre representantes das secretarias e órgãos envolvidos no serviço de fiscalização, ficou estabelecido que, nos casos de reincidência de trote, a pessoa poderá ser enquadrada no artigo 340 do Código Penal, referente a comunicação falsa de crime ou contravenção. A pena varia de seis meses a um ano ou aplicação de multa. Durante entrevista, Lazzarotto destacou que os casos serão apurados: “O comando da Brigada Militar e o Secretário de Segurança do Município assumiram o compromisso de investigar essa questão e criminalizar os responsáveis, se for necessário”. Ouça no link acima da foto.   
 

Canais de denúncias durante o feriadão de Páscoa

A partir da noite deste sábado (03/04), os telefones funcionais da prefeitura estarão temporariamente desativados. Por essa razão, das 18h de sábado até às 8h de segunda-feira (05/04), denúncias de aglomerações deverão ser feitas no telefone 153, da Guarda Municipal. O órgão irá encaminhar as informações para as equipes de fiscalização responsáveis pelas vistorias.

A partir de segunda (05/04), as denúncias podem ser feitas no Alô Caxias, pelo 156. Assim que os telefones funcionais forem reativados, a prefeitura irá informar e os mesmos números de WhatsApp para denúncia serão retomados. A indisponibilidade deve-se à troca de operadora de telefonia móvel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais