Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Convivência é marca das capelas da Serra gaúcha

por Andressa Boeira

Festas do interior celebram a fraternidade e união, preservam a história e valorizam a culinária tradicional

Festas de interior, misto de alegria e confraternização, são realidade em todas as capelas. Quando os convidados chegam para o almoço de domingo, a festa já está em andamento há, pelo menos, uma semana. Explica-se: a comunidade se reúne, especialmente à noite, para preparar o agnolini, lavar a louça, enfeitar o salão etc, tudo com carinho e dedicação, acompanhando a tradição dos primeiros imigrantes.

O evento culmina com missa, almoço típico e jogos tradicionais. Esses são atrativos para centenas de pessoas de toda região. Cada festa tem suas características e cardápio com pequenas diferenças, resultado de pratos trazidos de regiões de cada país de origem, sejam italianos, alemães, poloneses ou outras etnias.

As pessoas são elas o motivo real das comemorações. Nesse dia tão especial, mulheres e homens usam suas melhores roupas – roupas de festa -, se aprumam para chegar à igreja, participar da missa, do almoço e dos jogos de bodega e o peculiar rifão.

Já as crianças, que podem correr livremente no pátio da capela – as meninas com seus belos vestidos e os meninos, de calças e camisas novas – se exibem para a alegria. Ficam intranquilos na celebração, pensando nos quitutes, na salada de frutas, no sorvete e nas brincadeiras que encantam até os adultos.

Por fim, todos exaustos, mas com a felicidade estampada no rosto, seguem para suas casas, com seus pensamentos voltados aos bons momentos. E quiçá, à espera de um novo encontro com a música alta, jogo de bochas, de cartas, de cavalinho, dos gritos de alegria quando é sorteado com brindes – mesmo que seja uma bola de plástico que fura ao ser chutada contra a cerca viva de casa.

As festas do interior são reais, mas permeadas de lembranças. E a fotografia registra esses momentos tão especiais, como o que aconteceu na capela Nossa Senhora de Monte Bérico, na Linha Blesmann, em Antônio Prado, em 28 de agosto de 2015.

 

Encontro – A festa comunitária sempre ocorre no último domingo de agosto. Reúne cerca de 500 participantes, desde moradores das comunidades próximas, como visitantes de outros municípios que nasceram no local e mantém vínculos com o lugar, como é comum na região de colonização italiana.

A fotógrafa porto-alegrense Tânia Mainerz visitou a localidade na véspera da festa em 2015 e registrou os preparativos durante o sábado, missa e o almoço comunitário no domingo.

A preparação do pien, prato típico da Serra, a maionese meticulosamente preparada, o caldo para a sopa de agnolini,  a reunião das lenhas para o churrasco e galeto de domingo, além da janta dos festeiros no sábado à noite.

Todos os momentos foram registrados em 60 imagens em formato 20x30, entre outras dimensões. Algumas fotos fizeram parte da tradicional rifa após o almoço. Nas imagens da exposição também foi homenageada uma das matriarcas da localidade, Tereza Bet, 94 anos, falecida durante o trabalho da fotógrafa.

 

Homenagem - “O objetivo da exposição é homenagear as pessoas que se dedicam a preparar esta celebração de fraternidade e união. Estas reuniões festivas preservam um tempo da nossa história, promovem o convívio comunitário, a religiosidade  e a valorizam a culinária tradicional. É um privilégio estar em meio a estas vivências tão ricas de humanidade e generosidade”, registra Tânia. Nestas festas de capela, além do almoço farto, costuma-se jogar bochas, cartas, a mora e a cantoria em Vêneto que espontaneamente acontece puxada pelos mais velhos.

Para Tânia, a exposição é uma forma de agradecimento também pelo modo carinhoso que as comunidades recebem os visitantes e compartilha os seus saberes e tradições. “Meu desejo é que esses encontros se perpetuem com esse respeito a um modo de vida que marcou a história do Rio Grande de Sul com a saga dos imigrantes italianos”, observa.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais