Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Natal Brilha Caxias tem nova edição no município

por Ivan Sgarabotto

Tradicional Bênção dos Freis Capuchinhos ocorre no dia 13 de dezembro no centro de Caxias do Sul

Foto: Ivan Sgarabotto

O Natal Brilha Caxias iniciará na noite deste domingo, 03, na cidade. A programação começa às 19h com uma missa presidida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni na Catedral Santa Teresa. Logo após, o Coro Municipal fará uma apresentação no local, a partir das 20h. A tradicional Bênção dos Freis Capuchinhos ocorre no dia 13 de dezembro na Praça Dante Alighieri, das 09h às 18h.

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) organizou diversas atividades com o objetivo de realçar o espírito natalino de forma simples, inspirando a união das famílias e valorizando os talentos locais.

A programação do Brilha Caxias é totalmente gratuita e ocorrerá de maneira descentralizada. As apresentações acontecem em inúmeros locais, como igrejas, shoppings, Parque dos Macaquinhos e a Praça Dante Alighieri, que estará decorada com árvore de natal, um minipresépio, enfeites e iluminação de LED. A instalação das peças feitas com reaproveitamento de materiais e com o auxílio de professores de artes da rede municipal de ensino começará nesta sexta-feira, 01.

Além da abertura, o Coro Municipal também se apresentará em outras quatro oportunidades. Nos espetáculos, o concerto contará com algumas obras sacras de compositores importantes na história do canto coral. Há também obras contemporâneas, incluindo algumas canções brasileiras. De maneira introspectiva, o objetivo é trazer reflexões sobre temas atuais como espiritualidade, consciência ambiental e social.

Outros grupos vocais também fazem parte da programação do Natal Brilha Caxias 2017.

Parque das Crianças

A programação também contará com o evento Parque das Crianças, dia 17/12, a partir das 15h, no Parque dos Macaquinhos. Haverá distribuição de kits com doces, biscoitos, batata frita, pipoca, suco e picolé, além de espaços para brincadeiras, contação de histórias e oficinas de música e dança. Também serão disponibilizados patinetes, chinelão, jogos gigantes (xadrez, damas, jogo da velha e cavalinhos), pernas de pau, cama elástica, cama de gato, plantio de mudas, oficina de pirulitos, aula de zumba, oficina de manobras com bike e espaços para futsal, vôlei, minifutebol e newcon.

Para a comunidade em geral, até as 18h, haverá aferimento de pressão arterial, dicas de saúde, orientações sobre cuidados no trânsito e distribuição de água quente para preparar chimarrão. Se chover, o evento será cancelado.

Novo chafariz

Também faz parte das atividades previstas, a inauguração do novo chafariz da Praça Dante Alighieri, no dia 22 de dezembro, às 20h. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), realizou uma modificação total na estrutura do equipamento. O chafariz recebeu limpeza, pintura e restauração de algumas partes de concreto.

O chafariz terá um novo sistema de tratamento de água, que consiste em uma bomba de recirculação com pré-filtro, filtro de areia e clorador para desinfecção da água. Esse último equipamento também serve para evitar a proliferação de mosquitos no local, como o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Na ocasião, haverá a primeira exibição do novo chafariz, que terá o movimento programado das águas. Também foi incluso um sistema de iluminação totalmente novo, que contará com o acendimento automático ao anoitecer. A estrutura é composta por 70 luminárias subaquáticas de LED com sete cores diferentes, que mudarão conforme o movimento das águas.

Programação Brilha Caxias 2017

03/12/2017 – Domingo

19h – Missa presidida por Dom Alessandro Ruffinoni – Catedral Santa Teresa

20h - Coro Municipal - Catedral Santa Teresa

20h - Coro da Universidade de Caxias do Sul - Paróquia Sagrada Família

04/12/2017 – Segunda-feira

20h30 - Coro Municipal - Igreja Matriz N. Sra. do Rosário de Pompeia (Galópolis)

07/12/2017 – Quinta-feira

18h - Grupo de Canto INAV - Espaço de Eventos Prataviera Shopping – 3° andar

09/12/2017 – Sábado

19h - Coral do Santuário N. Sra. de Caravaggio - Catedral Santa Teresa

10/12/2017 – Domingo

19h30 - Coro Municipal - Igreja Santo Antônio (Forqueta)

11/12/2017 – Segunda-feira

19h - Coro Municipal - Espaço de Eventos Prataviera Shopping – 3° andar

13/12/2017 – Quarta-feira

9h às 18h - Bênção Freis Capuchinhos - Praça Dante Alighieri

18h - Coral de Jovens de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) - Espaço de Eventos Prataviera Shopping – 3° andar

19h - Coro Expressões da Serra Participação Especial do Coro Infantil do Colégio São João Batista - Espaço de Eventos Prataviera Shopping – 3° andar

14/12/2017 – Quinta-feira

19h30 - Coro Municipal - Igreja N. Sra. de Lourdes

15/12/2017 – Sexta-feira

19h - Coro Municipal - Igreja São Pelegrino

16/12/2017 – Sábado

11h - Coro Masculino Monte Carlo - Sacada Lojas Bulla

12h - Coro Masculino Monte Carlo - Restaurante Confraria do Sabor e Galeria JC

14h - Coro Masculino Monte Carlo - Sacada Lojas Bulla

17h - Coro Masculino Monte Carlo - Igreja N. Sra. de Lourdes

16 a 23/12/2017 – Feira de Natal

Praça Dante Alighieri

17/12/2017 – Domingo

14h - Coral Nova Trento - Sacada Lojas Bulla

15h às 19h – Parque das Crianças - Parque dos Macaquinhos

21/12/2017 – Quinta-feira

18h - Espetáculo Natal Poético - Praça Dante Alighieri – Em caso de chuva será transferido para o Espaço de Eventos do Prataviera Shopping

18h - Espetáculo Natal Poético – Praça Danti Alighieri

22/12/2017 – Sexta-feira

20h – Inauguração novo chafariz

20h - Coro Municipal - Praça Dante Alighieri

23/12/2017 – Sábado

14h - Coral Masculino Monte Carlo - Sacada Lojas Bulla

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais