Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cidades resilientes: desafios e oportunidades é tema de palestra na Construimóveis

por Ana Lúcia Jacomini

Feira acontece até o final de semana em Passo Fundo

No espaço idEA.Conexão, dentro do Salão de Eventos do Bourbon, onde acontece a Construimóveis 2024, a arquiteta Ana Paula Wickert palestrou na noite desta segunda-feira, 30/09, sobre o tema cidades resilientes: desafios e oportunidades. O encontro contou com a participação do público visitante, além de empresários da área da construção civil e profissionais do setor, engenheiros e arquitetos. 

A equipe de comunicação da feira conversou com a arquiteta passo-fundense, que explicou sobre a tendência que alguns países do mundo estão tomando através da proposta de cidades inovadoras e sustentáveis. Ana Paula também abordou sobre os principais desafios e quais são as oportunidades que o tema oferece. 

Ana, o que são as cidades resilientes? 

Ana Paula Wickert: Cidades resilientes são cidades que conseguem se reestruturar e se reconduzir, a partir das dificuldades que elas estão enfrentando e sofrendo nos últimos anos. A cidade tem que estar preparada para enfrentar os desafios que o mundo oferece, mantendo seu desenvolvimento social econômico e sustentável. 

Quais são os principais desafios? 

Ana Paula Wickert: Hoje em dia, um dos desafios que a gente não pode negar é a questão do aquecimento global e da crise climática e isso não fica apenas nas enchentes, mas envolve também as queimadas, estamos passando por isso, mesmo aqui em Passo Fundo, há milhares de quilômetros longe e mesmo assim, sentimos o problema da fumaça no ar. Também estamos vendo o aumento de furacões, tornados, enfim, reações naturais oriundas dos efeitos do aquecimento global. Estes são alguns dos grandes desafios que as cidades vão ter que responder. Temos que lembrar que as diferentes classes sociais são impactadas pelos eventos climáticos, em maior ou menor escala. As pessoas na época da pandemia, em situação de vulnerabilidade social, com casas faltando infraestrutura e saneamento básico, foram fortemente atingidas e essa discrepância social e econômica, assim como a questão dos resíduos sólidos e sua destinação, sem contar a mobilidade urbana, são os principais desafios. 

E quais são as oportunidades que as cidades têm? 

Ana Paula Wickert: Temos que entender que todos os desafios também trazem oportunidades para que possamos nos reinventar. Então, uma das saídas é olharmos para estes desafios que citei antes, com o máximo de antecipação possível, para então poder pensar numa cidade melhor desde já.  Não precisamos esperar acontecer as tragédias, já temos possibilidades, tecnologia, instituições e essa triple hélice, com governo, universidades e empresários, em prol dessa cidade mais verde, mais justa socialmente, mais econômica, enfim. Penso que a grande oportunidade é essa: se prevenir, para sanar algumas deficiências que as cidades, infelizmente, apresentam. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais