Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Morre político soledadense Sereno Chaise em Porto Alegre

por Nayam Franco

Luto oficial de três dias foi decretado no estado e em Soledade

Sereno tinha 89 anos e foi braço direito de Leonel Brizola
Foto: Sul 21

O soledadense Sereno Chaise, 89 anos, morreu na tarde desta quinta-feira em Porto Alegre. O município de Soledade decretou luto oficial de três dias após o falecimento do político.

Sereno sofria de insuficiência renal e estava internado no Hospital Mãe de Deus, sendo sua morte em virtude de uma falência múltipla dos órgãos.

O velório acontecerá a partir das 18h no Cemitério Parque Jardim da Paz e o sepultamento, às 10h desta sexta-feira, 02/06.

Chaise foi conhecido por seu trabalho marcante na história política do estado, tendo sido fiel companheiro de Leonel Brizola por mais de 50 anos.

Sereno sempre defendeu os trabalhistas e era filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2001. Foi diretor-presidente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) até 2015, saindo por problemas de saúde.

O soledadense coordenou a vitoriosa campanha de Brizola à prefeitura de Porto Alegre e, mais tarde, foi secretário do estado do então governador Leonel.

Em 1963, elegeu-se prefeito da Capital sendo que ficou poucos meses no cargo pois, em abril de 1964, Sereno foi preso pelos militares. Um mês depois, teve os direitos políticos cassados.

Não chegou a exilar-se na ditadura como o exemplo de amigos João Goulart e Brizola. Após recuperar os direitos políticos em 1979, fundou o PDT ao lado de Brizola.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais