Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Empresários da região norte pedem a privatização do aeroporto de Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

A solicitação, entre outras a respeito da infraestrutura regional, foi encaminhada em reunião online com o governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira

Os empresários que integram a Aliança Norte RS e alguns prefeitos da região, se reuniram nesta sexta-feira, 30/04, com o governador Eduardo Leite e secretários estaduais, para relatar a mobilização pela inovação e o desenvolvimento da macrorregião de Passo Fundo. Entre as principais reivindicações, estão a concessão do aeroporto Lauro Kortz à iniciativa privada e a aceleração do processo de duplicação das ERS 135 e 324, fundamentais para alavancar novos negócios e fortalecer a cadeia produtiva.

O governador elogiou a organização do grupo, que representa os maiores empresários do norte do Rio Grande do Sul, em se unir em busca destes objetivos. “Estamos alinhados no sentido de buscar competitividade pra nossa economia gaúcha. Contem conosco e vamos trabalhar juntos e nos encontrar mais vezes pra atualização desses projetos que estão sendo encaminhados”, afirmou Leite.

O presidente do Conselho da Aliança Norte RS e também da empresa Metasa de Marau, Antônio Roso, destacou a importância da parceria entre as empresas com o poder público, para melhoria da economia e do ecossistema produtivo regional. “Queremos despertar interesse de grupos, fortalecer a geração de empregos e melhorar a economia e a inovação no norte do estado. Mas precisamos também melhorar a infraestrutura. Tem que privatizar. Não se cresce sem infraestrutura de serviços”, reforçou.

O vice-presidente do programa e presidente da Coprel - cooperativa de geração e distribuição de energia, Jânio Stefanello, reforçou que o grupo quer sensibilizar o governador para que se engaje neste movimento. “ Os investimentos em infraestrutura solidificam essa caminhada empresarial pelo desenvolvimento. Nós acreditamos nesse empresariado. A gente acredita acima de tudo, na região norte, no nosso estado e no nosso pais”, concluiu.

Cada membro da Aliança apresentou alguns de seus investimentos regionais, sendo eles em energia, conexão de internet, fortalecimento da produção agrícola por meio do cooperativismo, investimentos no varejo na área de medicamentos, com geração de novos empregos. O presidente da BSBios, Erasmo Carlos Battistella, parabenizou o governador pela coragem na modernização do estado e reforçou ainda a necessidade de estar atento às mudanças na legislação tributária, em relação à forma de comercialização do biodiesel, que podem fazer com que o estado perca a liderança nacional nesse segmento.

Para o presidente da IMED, Eduardo Capellari, já há o entendimento de que esses projetos de infraestrutura tramitam no governo do estado há um bom tempo, mas há também a expectativa que nesta segunda metade do mandato, possa haver o encaminhamento do aeroporto para a concessão à iniciativa privada. “ O que é fundamental é que a gente está construindo uma identidade a partir das grandes cidades, ligando uma região que não tinha uma identidade histórica. Só de forma construtiva, num fórum como esse, com a escolha de prioridades pra região, que a gente vai avançar e dar nossa contribuição pro Rio Grande do Sul recuperar sua competitividade”, disse.

 “A partir deste encontro, fica clara a proposta da Aliança, que é trabalhar em parceria com o poder público, para que haja mudanças concretas e visíveis,” disse Márcia Capellari, presidente do Hub de Inovação que culminou com a Aliança Norte RS, e uma das idealizadoras do movimento. O secretário extraordinário de parcerias, Leonardo Busatto informou que a expectativa é que o edital de concessão do aeroporto Lauro Kortz possa avançar ainda no primeiro semestre de 2022.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais