Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

ACBF confirma datas dos primeiros amistosos da pré-temporada

por João Paulo Deluca

Equipe laranja se reapresentou para a temporada 2017 na última quinta-feira

Grupo se reapresentou na última quinta-feira
Foto: Ulisses Castro/ACBF

A equipe da ACBF iniciou a pré-temporada nesta quinta-feira, 19/01, mas os jogadores já sabem que não vai demorar muito para acontecer o primeiro teste de 2017. Isso porque a direção do time laranja confirmou na agenda os quatro primeiros amistosos do ano.

O primeiro jogo está marcado para o dia 24 de fevereiro, em Carlos Barbosa. A partida será contra o Flores da Cunha, que fará a sua estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) neste ano. O segundo compromisso será contra o mesmo adversário, mas desta vez, será na cidade de Flores da Cunha, no dia 08 de março.

Com a proximidade da estreia da LNF, que deverá começar no dia 31 de março, a preparação irá se intensificar. Logo depois do segundo amistoso, o time laranja embarcará para a cidade de Pato Branco, no Paraná, pois no dia 10 de março enfrentará o Pato Branco Futsal, que também fará a sua estreia na competição mais importante do Brasil. As equipes voltarão a se enfrentar no dia seguinte, desta vez, no município de Quedas do Iguaçu, também no Paraná.

Para completar a pré-temporada, a ACBF confirmou a presença em um torneio preparatório com a participação de equipes que disputam a LNF na cidade de Marau-RS, nos dias 18 e 19 de março. Os adversários ainda não foram divulgados pelos organizadores.

COMPETIÇÕES OFICIAIS

O time laranja terá pelo menos três competições oficiais pela frente. O Campeonato Gaúcho começará em maio, enquanto a LNF deverá ter a sua primeira partida disputada no dia 31 de março.

Na competição nacional, 20 equipes irão participar. O formato de disputa será semelhante ao de 2016 com todos os clubes jogando entre si e em turno único na primeira fase. Os 16 primeiros colocados avançam para as oitavas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. A diferença é que neste ano não haverá disputa por pênaltis em caso de empate. A vantagem voltará a ser do time de melhor campanha em todo o campeonato.

A outra competição será a Supercopa, mas sem formato definido. No entanto, o torneio não tem local, nem datas confirmadas. O campeão da Supercopa será o representante brasileiro na Copa Libertadores da América, que deverá ser disputada no Peru, no mês de maio.

PRÉ-TEMPORADA

As avaliações físicas continuam na pré-temporada laranja. Na quinta-feira, os atletas fizeram avaliações nutricionais e durante a tarde o fisioterapeuta Cristiano Henzel e o preparador físico Alexandre Baldasso comandaram a avaliação funcional do movimento. Já durante esta sexta-feira, 20, os jogadores fizeram teste ergométrico, na cidade de Bento Gonçalves, e depois realizaram exames de eletrocardiograma no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa. Por fim, também passaram por uma avaliação odontológica com o dentista Bruno Vaz Freitas. Conforme o fisioterapeuta Cristiano Henzel, um problema nos dentes pode interferir na preparação dos atletas. “É importante que eles passem por uma avaliação odontológica, pois um problema no dente pode atrapalhar o processo de recuperação de um jogador”, explicou.

Na manhã deste sábado, o grupo ainda fará exames de sangue e à tarde os trabalhos físicos devem começar para valer.

Ao todo, oito novos jogadores compõem o grupo. As novidades são os goleiros Léo Oliveira e Henrique, os fixos Alemão, Bruno Souza, os alas Henrique Di Maria e Mithyuê e os pivôs Rafinha e Deives, que foi o artilheiro e o melhor atleta da Liga Nacional de Futsal do ano passado. Além deles, três atletas das categorias de base foram efetivados no adulto: o fixo João, os alas Júlio e Beto. Este último ainda compõe o time Sub-20.

Quem permanece no grupo são os alas Kevin, Diece e Felipe Valério, o fixo Marlon e os pivôs Dener e Rafa.

A comissão técnica foi mantida com o técnico Marquinhos Xavier e sob o comando do supervisor Lavoisier Freire Martins. A novidade é a chegada do preparador de goleiros Luciano Meneghetti. Será a terceira passagem do profissional no clube. Ele já trabalhou na ACBF entre os anos de 2009 e 2011, além de uma breve passagem em 2014. Itamar Nielsen, que estava na função até o final da temporada passada, permanece no Clube na preparação de goleiros das categorias de base, além de auxiliar na equipe principal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais