Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Velório de Pelé deve reunir milhares de pessoas em Santos

por Ana Lúcia Jacomini

Sepultamento está previsto para a partir do meio dia desta terça-feira, 03/01

Pelé morreu na quinta-feira, 29/12
Foto: Reprodução/EBC

O velório de Pelé começa nesta segunda, 02/01, às 10h, na Vila Belmiro, em Santos, sob rígido protocolo de segurança. É esperada a presença de personalidades do esporte e ídolos dos Santos. Gianni Infantino, presidente da Fifa, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, confirmaram presença. Como no funeral da Rainha Elizabeth 2ª, no Reino Unido, não será permitido parar perto do caixão, nem fotografá-lo. O público obedecerá a um rígido protocolo de segurança.

Duas faixas estendidas no centro da arquibancada do estádio homenageiam Pelé: "Viva o Rei" e "O único a parar uma guerra". Todas ruas próximas à Vila Belmiro estão bloqueadas. Foram instalados banheiros químicos nos arredores do estádio. A organização colocou grades de proteção para controlar a fila do lado de fora. Não existe uma estimativa oficial, mas são esperadas milhares de pessoas. Outras autoridades, entre chefes de Estado e convidados, também darão presencialmente o último adeus a Pelé.

É esperado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaje de Brasília a Santos para o funeral, que deve ser o primeiro evento da agenda oficial desde que foi empossado.  O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), torcedor do Santos, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também devem estar no velório, bem como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O velório seguirá ininterruptamente até às 10h de terça, 03/01.

Terminado o velório na Vila Belmiro, o corpo será levado em cortejo fúnebre até a Avenida Joaquim Montenegro, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes, até chegar ao Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento, reservado a familiares. A previsão é de que o corpo chegue ao cemitério às 12h e a cerimônia comece às 14h. Ele será enterrado no mausoléu que fica no primeiro andar do Memorial, homologado há mais de 20 anos como o mais alto cemitério do mundo.

Pelé morreu na última quinta-feira, 29. Seu atestado de óbito apontou insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon como causas da morte. Ele lutou contra o câncer de cólon por mais de um ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais