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Com aumento no número de ciclistas em Soledade, atenção deve ser redobrada

por Nayam Franco

Participantes de diferentes idades de Soledade devem ter cuidado na prática esportiva

Tio Caio falou sobre a importância da atenção
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Um dos esportes que mais cresceu recentemente em Soledade foi o ciclismo. Uma onda de ciclistas tomados em especial pelos grupos do Galos do Pedal e Salto Alto no Pedal, respectivamente de homens e mulheres, vem cada vez mais trazendo adeptos aos esporte.

Muitas vezes percorrendo desafios de quilômetros, ou somente andando pelas estradas da região de Soledade, com o aumento significativo de participantes, crescem também as preocupações quanto a movimentação e aos cuidados para a prática esportiva.

A Tua Rádio Cristal convidou Antônio Carlos Faoro, popularmente conhecido como Tio Caio, uma das pessoas que há mais tempo trabalha com bicicletas e ciclismo em Soledade para falar sobre estas precauções.

Tio Caio lembrou que felizmente Soledade tem um povo pacífico e que isso pode ajudar no momento de "dividir" o espaço no trânsito. Mesmo assim, há a necessidade do respeito mútuo.

Algumas dicas para você que planeja ingressar o esporte:

- Pedale no mesmo sentido dos carros. Muitos dizem que na contramão você verá os veículos com mais facilidade, mas isso é equivocado. Quando a bicicleta anda na mão correta, o motorista tem maior tempo de reação. Em sentidos contrários, a velocidade da bicicleta se soma à do carro. Ou seja: um ciclista a 20 km/h que encontra um automóvel a 60 km/h vai aparecer, para os condutores, a 80 km/h, uma velocidade inesperada e muito acima do que os reflexos humanos estão preparados para receber naquele momento.

- Use o capacete, sempre! Quedas de bicicleta são a baixa velocidade. Porém, um impacto pequeno sobre o crânio é capaz de causar grandes danos e até a morte. Use sempre o capacete, devidamente ajustado e afivelado. No caso de transportar crianças em cadeirinhas apropriadas, cuide para que elas também estejam com capacetes de tamanhos corretos, atados pela fivela.

- Luzes de segurança. Apesar de o ciclista enxergar com facilidade usando apenas a iluminação das ruas, as luzes vermelhas, para a parte traseira, e branca, para a dianteira, tornam a bicicleta mais visível para os motoristas e pedestres. Além delas, há também faixas reflexivas em coletes e caneleiras, que brilham com a luz dos faróis e alertam os condutores sobre a presença do ciclista.

- Atenção aos cruzamentos. Motoristas de carros, ônibus e caminhões, assim como motociclistas, usam a visão periférica para perceber se podem fazer conversões e seguir em frente em cruzamentos. Bicicletas, por serem menores, não são vistas com a mesma facilidade. Nos cruzamentos, leve em conta que os motoristas podem não estar vendo a bicicleta, e, na dúvida, pare ou dê passagem - mesmo que a preferência seja sua.

- Cuidado aos pontos cegos de ônibus e caminhões. Como são altos e extensos, veículos de passageiros e carga têm muitos pontos cegos, principalmente perto dos espelhos retrovisores. É comum, em sinais de trânsito, o ônibus começar a andar sem perceber que um ciclista está ao lado. Considere que, em curvas e esquinas, é melhor não dividir a pista com veículos grandes.

- Esteja atendo a portas de veículos estacionados. Um dos acidentes mais comuns envolvendo ciclistas e automóveis acontece quando os veículos estão parados. Ao passar rente à fileira de carros estacionados, o ciclista não percebe que o motorista ou um passageiro estão prestes a abrir a porta. Dependendo da velocidade com que isso acontece, não há tempo para parar ou desviar. Esteja atento aos movimentos no interior dos veículos e evite passar muito perto dos carros estacionados.

- Não ande entre os carros. Em vias congestionadas ou de baixa velocidade, é comum o ciclista tentar ganhar tempo trafegando entre as filas de carros, como fazem as motocicletas. É um comportamento extremamente perigoso, justamente por ser uma prática dos motociclistas. Como andam em velocidade maior, as motos não têm tempo de parar quando surge uma bicicleta - sempre bem mais lenta.

- Vias de grande circulação. Procure traçar rotas que excluam as vias de grande circulação, como avenidas e ruas em que a velocidade dos carros é mais alta. Quanto mais rápidos estão os carros, pior para os ciclistas. Opte por ruas paralelas e, se preciso, faça o caminho mais longo, de maneira a andar na mão, em pistas de baixa velocidade e com menos cruzamentos.

- Evite calçadas. A calçada é do pedestre. Quando trafega sobre o passeio, o ciclista passa a ser a ameaça, e infringe as leis de trânsito. Evite ao máximo passar pelas calçadas, e, se necessário, use o passeio público apenas em horários sem movimento de pedestres e certo de que está vendo e sendo visto. A passagem da calçada para o asfalto é sempre perigosa, pois a bicicleta surge repentinamente para os motoristas.

- Sinalize com as mãos. Use as mãos para indicar que vai dobrar a rua, que vai precisar se deslocar mais para o meio da pista ou parar. Ao informar aos motoristas e pedestres o que pretende fazer, o ciclista torna seu movimento mais previsível, e age da mesma forma que os veículos, ao ligarem as setas e sinais luminosos.

*Comissão de Segurança no Ciclismo (CSC).

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