Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Idalice Manchini: a vida construída com ética e trabalho

por Pablo Ribeiro

Empresária e presidente do Sindilojas Caxias foi a entrevistada do Conectado Perfil deste sábado (29)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Empresária, presidente do Sindilojas Caxias e vice-presidente da Fecomércio-RS. Estas são muitas das atribuições de Idalice Manchini, sócia proprietária da Pole Modas. Ela foi a entrevistada do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado, dia 29.

Ouça o programa completo:  PARTE 1  PARTE 2  PARTE 3

Idalice Terezinha Manchini nasceu no município de Nova Boa Vista, em 18 de junho de 1963. Filha de Carolina Leidens e Raimundo Ruffato Leidens, já falecidos, Idalice tem mais cinco irmãos. A infância, segundo ela, foi de superação, pois, aos cinco anos de idade, perdeu o pai. “A ética e a responsabilidade foram os ensinamentos que meus pais me passaram. Eu tive uma infância feliz”, diz.

Aos 17 anos, Idalice fez as malas rumo à Caxias do Sul, onde dois dos seus irmãos já moravam. O motivo foi a busca de uma faculdade. Chegou a prestar vestibular para enfermagem, mas não passou. Depois, ingressou no curso de Administração de Empresas, em 1982. Palalelamente, começou a frequentar a loja da tia, Diva Posser, até ser efetiva como office-girl. Há mais de 40 anos, as duas são sócias. “Eu sempre fui pé no chão e, ao mesmo tempo, tinha essa vontade de crescer. Eu sempre tive essa veia empreendedora, e, para mim, não é nada difícil fazer isso, é algo que eu gosto. Eu me sinto bem e realizada”.

Idalice chegou ao Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul, o Sindilojas, há 13 anos, a convite de Carlos Calcagnoto. Em 2018, a empresária foi eleita como a primeira presidente mulher da história do Sindilojas Caxias. “Quando eu estou no Sindilojas, eu não penso no meu empreendimento, nas minhas lojas. Eu penso pelo todo, eu penso no comércio caxiense, o que pode e o que precisa ser melhorado”. No mesmo ano, assumiu a vice-presidência da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, a Fecomércio-RS.

Por sua contribuição ao desenvolvimento do comércio varejista da cidade, Idalice foi agraciada pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadã Caxiense. A sessão solene ocorreu em 27 de setembro de 2018. “Eu agradeço ao vereador Wagner Petrini (proponente da homenagem). Eu me senti muito honrada. Cheguei aqui aos 17 anos, sem nada, e fui construindo uma história sadia, de ética e trabalho. Desde o momento em que recebi o título, eu me sinto muito mais caxiense que antes, e agradeço o poder público que me concedeu este título”.

Além da mulher empresária, Idalice sempre valoriza seu lado esposa e mãe. Foi num ônibus que ela conheceu o marido, Antoninho, em 1982. “Eu tinha ido visitar minha mãe, em Nova Boa Vista e, na volta, ele estava no ônibus e como o ônibus estava lotado, ele cedeu o lugar dele. Foi ali que conheci meu esposo, o Antoninho”. O casal tem os filhos Guilherme e Valquíria. “A família é o pilar da vida”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais