Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Elvino Santos: a cultura no sangue

por Pablo Ribeiro

Produtor cultural foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (22/02)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

O produtor cultural Elvino Santos foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (22/02).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Elvino Santos nasceu em Cazuza Ferreira, então distrito de São Francisco de Paula. Filho de Vergelino Terres e Maria Andradina Rosa de Oliveira Santos, aos 12 anos veio morar em Caxias do Sul. Servidor Público Municipal por mais de 36 anos, iniciou a carreira em 1983.

As experiências que Elvino tinha na área da Cultura, ele levou para o Serviço Público, atuando em teatro como músico, técnico de som e iluminador cênico. Também foi instrutor de bandas escolares e, em quatro edições da Festa da Uva dirigiu a comissão cultural e atuou também no som e luz.

Elvino foi articulador da criação do Departamento de Arte e Cultura Popular criou programas para os segmentos culturais e projetos de valorização artísticos. Na Cultura Gaúcha foi um dos fundadores da Semana Farroupilha levando para dentro da realização, projetos de exposições e a participação dos alunos das escolas de forma significativa.

Hoje como Produtor Cultural continua se dedicando ao Carnaval e a outros segmentos da Cultura Popular, envolvendo seu trabalho e seu conhecimento em outros municípios, a exemplo Arroio do Sal com a ecente Fest Feira Sabores da Uva, na qual foi responsável pela temática e curadoria.

Em 2008, Elvino foi homenageado pela Academia Caxiense de Letras como destaque cultural. Em 2009, foi premiado pelo Ministério da Cultura no Edital Preto Góis. Em 2014, recebeu a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares instituído pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais