Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Reportagem especial conta a saga dos Imigrantes Italianos em território gaúcho

por Tales Giovani Armiliato

Depoimentos recordam das comemorações pelos 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul comemorados em 2015..

Representação da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação

Produzida pelo jornalista e repórter Tales Armiliato da Rádio São Francisco SAT e RedeSul de Rádio, a reportagem especial "20 de maio - 140 anos da Imigração Italiana no RS: Herança e Trabalho", apresenta em quase seis minutos de duração, depoimentos de diversas personalidades e estudiosos da cultura italiana e da história dos primeiros imigrantes italianos que chegaram até a região da serra gaúcha através da localidade de Nova Milano.

O 4º distrito de Farroupilha, Nova Milano é reconhecida pelo passado histórico como o marco zero e o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul, que completa 140 anos em 2015. Devido ao seu valor cultural e representativo, o distrito foi escolhido pelo Consulado Geral da Itália no Estado para a realização da abertura oficial de uma série de programações alusivas a data: 20 de maio, Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, instituído pela Lei Nº 11.595.

Na vinda até Nova Milano muitas foram as dificuldades das primeiras famílias dos imigrantes Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que chegaram em solo brasileiro em 1875.

Entre os depoimentos presentes na reportagem, destaque para a participação do Cônsul Geral da Itália no Estado, Nicola Occhipinti, dos escritores e pesquisadores da cultura italiana, Cleudes Maria Piazza Júlio Ribeiro e José Clemente Pozenato (autor do filme O Quatrilho). A reportagem especial também ouviu dois descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram até Nova Milano. A bisneta de Stefano Crippa, Beatriz Elvira Bergamo Flach, 66 anos, moradora de Nova Milano, e o bisneto de Tomazo Radaelli, Gelson Radaelli, 75 anos, que reside em Caxias do Sul. 

Acompanhe, em áudio, reportagem especial "20 de maio - 140 anos da Imigração Italiana no RS: Herança e Trabalho". Produção e edição do jornalista Tales Armiliato.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais