Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vitalina Frosi: dedicação pelo ensino dos dialetos italianos

por Pablo Ribeiro

A professora e pesquisadora Vitalina Maria Frosi é uma das mais importantes estudiosas de bilinguismo

Foto: Pablo Ribeiro

A professora e pesquisadora Vitalina Maria Frosi é uma das mais importantes estudiosas de bilinguismo, tendo se dedicado principalmente às pesquisas sobre os dialetos italianos. A profª Vita, como é carinhosamente conhecida por seus ex-alunos, foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado (16), na Tua Rádio São Francisco.

Ouça aqui o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Vitalina nasceu em Nova Milano, na Linha Boêmios, no interior de Farroupilha, no dia 12 de abril de 1937. É filha de Pedro Simon Frosi e Ana Bonalume. Além de Vitalina, o casal teve mais 11 filhos. “Era um contexto muito bom e saudável. A única coisa que a gente tinha era um rádio. A gente se criou mesmo no seio das famílias”.

A infância de Vitalina foi muito feliz e cercada de afeto, como ela mesma diz. Um dos momentos tristes que ela recorda foi o período de oito anos que ficou no internato. Ela veio à Caxias aos 14 anos de idade. “Chorava muito de saudades, mas a vontade de estudar fez com que eu continuasse. Sempre tive vontade de crescer e ir em frente”. Ao mesmo tempo de internato, Vitalina também trabalhava. “Trabalhei com um pouco de tudo: auxiliar de portaria e ensinava datilografia, que, inclusive ganhei um diploma. E depois trabalhei de auxiliar de secretaria”.

Um sonho da professora Vita era aprender a tocar piano. “Eu pedi para as freiras para estudar piano. Elas olharam para as minhas mãos e disseram que eu tinha os dedos muito curtos. Naturalmente que eu não tinha a carteira muito estufada para pagar um extra para estudar piano”.

Porém, outro sonho de Vitalina era ser professora. Antes da formatura, ela começou a lecionar em uma escola das freiras. Depois em uma escola municipal de Ana Rech. Após a formatura, prof. Vita prestou concurso e começou a lecionar em escolas estaduais, inicialmente no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Após se dedicar à Língua Portuguesa, Vitalina voltou às origens e, durante boa parte da vida, dedicou-se aos estudos dos dialetos italianos. Vitalina lecionou durante 58 anos, do jardim da infância ao doutorado, em todos os níveis de ensino.

 

Uma vida dedicada ao ensino


Vitalina Maria Frosi possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de Caxias do Sul (1967), especialização em Dialetologia e Fonética Experimental pela Faculdade de Letras de Lisboa (1971/1972), especialização em Pesquisa Linguistica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), especialização em Corso Invernale di lingua e Cultura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (2001), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Linguistica e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Foi professora de Bilinguismo e Dialetologia no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS, e professora titular do curso de Letras da universidade, atuando principalmente nos temas de linguistica estrutural, sociolinguistica, dialetologia e bilinguismo, linguagem da região de colonização italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul, lexicologia e toponímia desta região meridional do Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais