Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

O setor do comércio na economia do município de Marau

por Guilherme de Abreu

Texto de Rodrigo Ferneda, mestrando em administração

Por ser um dos ramos de negócios mais antigos, o setor do comércio tem sido referencia em qualquer espaço geográfico para atender alguma necessidade da população local. Caracterizado como atacadistas e varejistas, ambos têm a missão de competir por meio da oferta e demanda.

No desenvolvimento de um local urbanizado ou mesmo distante dos grandes centros, essa atividade vem contribuir para a formação econômica e social do espaço, visto que além de gerar empregos e renda, criam-se novas oportunidades na medida em que surgem outras empresas de maior produção agregada como a construção civil, agricultura, serviços e indústrias.

Faz promover a circulação do dinheiro em uma economia e se estabelece importantes canais de distribuição entre indústria e consumidor final. Através de demandas de ser mais competitivo, apresentam-se diferenciais como forma de atender o consumidor, muitos evoluíram ao ponto de ofertar no mesmo estabelecimento várias repartições de itens essenciais o consumo humano.

No município de Marau o setor mantém 2.159 empregos formais, sendo 1.644 do sexo masculino e 1.680 do sexo feminino, sendo destaque a ocupação de vendedor de comércio varejista com 532 vínculos formais, e uma remuneração média de R$ 1.492,29, distribuídos nos 526 estabelecimentos comerciais formais (RAIS, MTE, 2015).

Sendo assim, do armazém de secos de molhados, compra e troca de mercadorias, foram substituídos por novas formas de produção fortalece a atividade comercial, com espaço mais amplos que priorizavam a descentralização do comércio consolidando a economia. Isso oportunizou o aparecimento de novas adaptações territoriais por meio de um processo dinâmico no ritmo de crescimento demográfico da cidade, potencializando o fluxo de informações econômicas, científicas, tecnológicas, culturais e políticas que favorece a expansão do setor do comércio em nosso município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais