Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Tania Menezes: trabalho pelo coletivo

por Pablo Ribeiro

Líder comunitária foi a entrevistada do programa Conectado Perfil na manhã deste sábado

Foto: Pablo Ribeiro

Dentista, ex-docente, líder comunitária e presidente da Associação de Moradores do Bairro Villa Lobos-Vergueiros (AMOB). Essa é Tania Beatriz Gaedke Menezes. Uma mulher lutadora pelas causas sociais. Ela foi a entrevistada do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (08/12).

Ouça AQUI o programa completo.

Nascida em 4 de abril de 1955, no município de Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre. Tania também passou a infância em João Rodrigues, segundo distrito de Rio Pardo. É filha do agricultor Joal de Sá Menezes e da costureira Glória Elvina Gaedke Menezes. Tania tem um irmão, Valmir Menezes, hoje morador de Porto Alegre. “Minha infância foi no campo. Meus pais eram pequenos agricultores. Foi bem agradável, muitas frutas, cavalos, animais, bixos, liberdade”, relembra.

Aos 12 anos, Tania mudou-se para Montenegro, para estudar. “Eu chorei muito para poder estudar. Historicamente, as mulheres não eram para estudar. As mulheres eram para se preparar e aprender a cozinhar, limpar a casa, bordar, costurar, para casarem e terem filhos”, conta Tania, que persistiu, até que sua mãe lhe matriculasse no antigo Ginásio. Ela intercalou essa fase de estudos entre Montenegro e Porto Alegre. Após, fez o Magistério, em Canoas, onde também foi professora.

Tania prestou vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e passou no Curso de Odontologia. “Eu tinha um tio que era dentista prático. Eu queria trabalhar com pessoas e não queria ser mandada (risos). Foi uma profissão que me despertou interesse”.

 

Movimento comunitário

A militância política e comunitária de Tania Menezes começou na atuação pela moradia estudantil, quando ainda era aluna da UFRGS. Segundo ela, os moradores do interior iam para Porto Alegre para estudar. “As pessoas mais humildes não tinham condições de pagar um aluguel para seus filhos. Era muito trabalhoso”, conta. Nessa luta por moradia estudantil, as vagas nas casas de estudantes foram ampliadas.

Após concluir o curso de Odontologia, em dezembro de 1981, convidada por um colega, Tania pegou a estrada rumo à Caxias do Sul, na Serra. “Eu vim pra cá para ajudar a construir o PT (Partido dos Trabalhores) e para trabalhar. Mal sabia eu que o meu emprego não se concretizaria”. Tania participou de uma reunião onde se discutiu sobre a exploração e discriminação das mulheres. “Já perdi meu emprego ali. O presidente do sindicato onde eu ia trabalhar estava ali, viu minha participação e não achou interessante”, lembra.

Tania Menezes começou a atuar especificamente no movimento comunitário no bairro Medianeira, juntamente com Adão Afonso da Silva, o ‘Feijão’. Após, foi presidente por quatro vezes do bairro Floresta. Tania também presidiu por dois mandatos a União de Associações dos Bairros de Caxias do Sul (UAB). “A experiência da UAB foi muito interessante, porque naquela época não tinha assunto da cidade que a UAB não tivesse posição, não tivesse opinião”. Atualmente, Tania é presidente do bairro Villa Lobos-Vergueiros. Ela está no terceiro mandato. “Nunca serei uma pessoa feliz se eu não puder ajudar. Não adianta o meu bairro ter todos os benefícios, se o bairro do lado não tem. A gente tem que trabalhar sempre no coletivo. No movimento comunitário, não existe o eu. Existe o nós”.

Dos aprendizados no movimento comunitário, Tania destaca a união, a compreensão, o respeito e a solidariedade. “A gente acaba sendo meio prefeito. Temos que ter a capacidade de ouvir e explicar, as vezes o inexplicável”, diz. Quando ela chegou ao Villa Lobos, o bairro era dividido em dois, como ela relata. “A parte de cima não tinha coleta de lixo orgânico, nem de seletivo; não tínhamos ônibus; escola não tinha refeitório; não tínhamos UBS. Nesse meio tempo nós conquistamos todas essas coisas. Por isso eu sempre digo: quando os bois puxam junto, a carroça anda melhor”.

 

Cidadã Caxiense

Por seu envolvimento nas lutas comunitárias, Tania Menezes, tornou-se Cidadã Caxiense em 16 de setembro de 2014. O título foi entregue pelo Legislativo. O proponente da homenagem, à época, foi o ex-vereador Cassiano Fontana. “Foi uma honra muito grande. E, que sou meio cigana, que morei em vários lugares, a cidade onde eu mais morei foi Caxias do Sul. Quem que não gosta de um agrado, né? Significou muito para mim e aumentou minha responsabilidade”.

 

Família

Tania é mãe de Amanda e Vicente. “Eu sempre quis ter filhos. É uma coisa que estava no meu horizonte. Ser mãe deles é um prêmio. Os dois são super gente do bem. A Amanda tem um compromisso com o coletivo, com as outras pessoas, muito forte. E o Vicente tem um senso de juistiça do que é certo ou errado. Isso me deixa muito feliz. A gente está aqui na Terra para ser feliz”, finaliza Tania.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais