Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Fábio Pasqualotto: semeando os objetivos da vida

por Pablo Ribeiro

Médico urologista, professor e pesquisador foi o entrevistado do programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado (7)

Foto: Pablo Ribeiro / Tua Rádio São Francisco

Um dos maiores especialistas em reprodução humana, o médico urologista, professor e pesquisador Fábio Pasqualotto foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (07/12).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2 PARTE 3

Fábio Firmbach Pasqualotto nasceu em Caxias do Sul em 21 de maio de 1971. É filho de Marilene Firmbach Pasqualotto e Arno Luis Pasqualotto (já falecido), ambos dentistas. Considera-se um batalhador desde o início da vida. “Teve uma infecção no hospital onde nasci, e aproximadamente 30 crianças morreram. Só duas sobreviveram, eu e uma outra. Ali a gente começa a dar uma “esperniada” pra conseguir viver e batalhar pelo que a gente quer”.

Os pais de Fábio eram dentistas e trabalhavam muito. Ele e o irmão, Leandro, também foram criados pela avó materna, Araci Firmbach. “Quem praticamente cuidava de mim era minha aví. Ela era rígida e ríspida, que moldou muito o meu caráter e do meu irmão”, conta. Como estudante, frequentou as Escolas Madre Imilda e Carmo. Biologia, Matemática e Língua Portuguesa eram as disciplinas preferidas.

Fábio sempre aproveitou as oportunidades que a vida lhe reservou. “Quando se tem um lar bom, você vai pra frente. A criança vive de exemplos. Meu pai pagava a faculdade e eu tinha que ir bem. É o mínimo que eu podia fazer e aproveitar a oportunidade”.

Hoje urologista, Fábio entrou no Curso de Medicina, na universidade de Caxias do Sul (UCS) com o objetivo de seguir na pediatria, tendo como inspiração o Dr. Alexandre Pretto. Ao longo da vida acadêmica, os objetivos foram mudando. “Quando se entra na faculdade, tem que tentar fazer de tudo. Tem que aproveitar ao máximo o que ela proporciona. Entrei querendo fazer pediatria, depois patologia e, depois, o Dr. Alexandre Gobatto abriu as portas pra mim e eu mudei”.  

Pasqualotto formou-se em 1993. Após, realizou residência na área de Urologia na Santa Casa, em Porto Alegre. Logo depois, acompanhado da esposa, obstetra Eleonora Pasqualotto, fez especialização em Reprodução Humana, Andrologia e Microcirurgia pela Cleveland Clinic Fudation, nos Estados Unidos. O casal teve a oportunidade de permanecer nos EUA, mas preferiu retornar ao Brasil para que ambos cursassem o Mestrado e Doutorado, onde fizeram na Universidade de São Paulo (USP). Também tiveram a oportunidade de permanecer na capital paulista, mas preferiram voltar para Caxias. “Nós optamos por voltar pra cá pra trabalhar com reprodução humana e constituir família”.

Na volta à Caxias, o casal constituiu a clínica Conception – Centro de Reprodução Humana, fundada em 2002. Paralelamente, ambos iniciaram a trajetória como docentes da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A família também aumentou, com a vinda dos filhos Lucas (14 anos) e Isabelle (13 anos).

Outra luta que o Dr. Fábio teve de enfrentar foi contra a obesidade. “Eu pesava mais de 100 quilos e fui parar no hospital, com um princío de infarto. O plantonista me disse que se eu não mudasse o estilo de vida, eu não veria meus filhos crescerem. Aquilo foi um baque e eu tive que mudar. Entre para um grupo de corrida e hoje mudei completamente o estilo de vida. Tu tens que ter objetivo de vida”.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais