Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Mario Michelon: vivendo ‘una bela giornada’

por Pablo Ribeiro

Professor, compositor, poeta e músico foi o entrevistado da 50ª edição do programa ‘Conectado Perfil’, na manhã deste sábado

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

O Conectado Perfil deste sábado (02) celebrou sua 50ª edição. Para celebrar a data especial, o entrevistado da vez foi o professor, compositor, poeta e músico, Mário Michelon, que contou suas histórias de vida, marcado pela emoção. Michelon é o compositor de muitos temas musicais da Festa da Uva, como o desse ano, “Viva una Bela Giornada”.

Ouça o programa completo aqui:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Mário Michelon nasceu em Antônio Prado, no dia 08 de junho de 1944. “Nasci num lugar em que, de um lado tinha o Rio das Antas fluindo entre paisagens românticas, e do outro, o verde dos parreirais”, diz o poeta. Michelon lembra que foi influenciado pelo bisavô. “Ele era uma pessoa muito ativa, atendo às descobertas. Tenho muito dele”, conta.

Em 1975, Mário Michelon chegou à Caxias do Sul para lecionar no Colégio São Carlos. Foi professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Por lá, permaneceu durante 30 anos, recebendo, inclusive, a “Medalha de Perseverança”, concedida aos professores que permaneciam por três décadas na instituição. “Cada aluno que eu tive, lembro com muito carinho, pois nós aprendemos lecionando”.

Mario Michelon é casado com Osvalda Michelon, com quem tem três filhos: Mario Michelon Junior, Marcelo Michelon e Gabriela Michelon. Em junho de 2010, recebeu o Título de Cidadão Caxiense. Já em 2017, foi agraciado com o Prêmio Caxias do Legislativo. Além disso, também recebeu o Título de Cidadão Lagoense, pois foi ele quem compôs o hino da cidade.

 

Música

Em 1970, começou na atividade artística, integrando o Coral da UCS. Um ano após, conquistou o primeiro lugar no Festival Viva a Juventude, numa promoção do Rotary Club de Farroupilha. Durante 10 anos fez parte do Coro de Professores da 4ª DE, colaborando no lançamento de um LP em homenagem ao Centenário da Emancipação Política de Caxias do Sul.

Na 2ª e 3ª Edições da Antologia Caxiense de Poetas, figurou como Destaque Especial. Em 1987, iniciou uma trajetória em festivais tanto de cunho nativista quanto de cultura italiana, com a parceria de excelentes músicos e intérpretes.

Dentre inúmeras atividades voltadas à cultura, o professor colaborou nas filmagens de O Quatrilho, em 1994. “Eu convenci a equipe a rodarem em Antônio Prado, pelo número de casa tombadas pelo Patrimônio Histórico. Quando eu mostrei a cidade, o Barreto (diretor), disse que ali seria Caxias de 1910”, lembra.

Foi distinguido com o troféu Destaque Comunitário, em 1999, numa promoção do Jornal Imigrante. Em 2000, publicou a 1ª edição da coletânea de canções italianas: Il Piacere Di Cantare e o CD Amore Mio.

Foi produtor artístico do CD Festa da Uva 2000 e 2002, incluindo a autoria da música tema "Mulher imigrante: graça, força, inspiração...", que foi composta em parceria com Eduardo Zanrosso (arranjos e gravação: Banda Mr. Medley). Michelon também é autor dos temas das últimas três edições da Festa da Uva.

 

“Viva una Bela Giornada”

Dentre tantas músicas-tema da Festa Nacional da Uva, Mário Michelon também é o autor de “Viva una Bela Giornada”, tema da Festa da Uva de 2019. “Meu bisavô quando via o entardecer, com os olhos tingidos de saudade, ele dizia ‘Bom tempo se espera’, ele acrescentava que viria ‘una bela giornada’”, conta.

Para compor a música-tema, Michelon escolheu como parceiro Magnus Gasparinni. “Nas mãos dele, ela ficou enriquecida e fiquei muito feliz com o resultado”. Os intérpretes foram Rafael Gubert e Tatiéli Bueno. “Sou muito grato ao Rafael Gubert pela magistral interpretação, e a Tatiéli Bueno é um talento que está emergindo”, conta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais