Sicredi Aliança RS/SC/ES implanta segunda cooperativa escolar em Marau
Projeto busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho
O Projeto Cooperativa Escolar, vinculado ao Programa União Faz a Vida, do Sicredi, ampliou sua atuação em Marau. A Escola Municipal Honorino Pereira Borges foi a primeira a receber a iniciativa, e, agora, a Escola Municipal Elpídio Fialho passa a ser a segunda instituição do município a integrar o projeto.
A cooperativa funciona por meio de oficinas realizadas no contraturno da escola. Nelas, os alunos formam uma associação, com cargos definidos, e têm como objetivo desenvolver um produto, planejando etapas como produção, vendas e custos. A iniciativa também busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho.
O projeto acontece a partir do interesse da própria escola em participar do programa. As atividades seguem a metodologia da Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, baseada em gamificação, missões e desafios progressivos, simulando a constituição, gestão e sustentabilidade de uma cooperativa real.
Além disso, o projeto contempla sete valores do cooperativismo, sendo eles: Adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, intercooperação, interesse pela comunidade.
Comentários