Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Enem vai ser realizado neste fim de semana em todo o Brasil

por Ivan Sgarabotto

Mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio

Foto: Agência Brasil

Estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 24, e domingo, 25. Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aos horários do exame.

Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília) e fecham uma hora depois, às 13h, quando não será mais permitida a entrada nos locais de prova. As provas serão entregues às 13h30min.

O horário de abertura e fechamento de portões vale também para os participantes sabatistas. Eles devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos.

Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O Rio Grande do Sul é o sexto Estado com o maior número de inscritos do país, com 418.426 candidatos. Em Caxias do Sul teve mais de 13 mil candidatos inscritos. As provas serão aplicadas nos colégios Murialdo, Henrique Emílio Meyer e Imigrante, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Ftec Faculdades e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em Garibaldi, as provas serão aplicadas no Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, onde prestarão os exames 630 alunos e na Escola Estadual Santo Antônio que receberá 180 estudantes.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alterou dois locais de provas do Enem no Rio Grande do Sul. O motivo da modificação dos locais de provas nos municípios de Eldorado do Sul e Porto Alegre, foi por causa da chuva que atinge o Estado.

A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito.

Fique Atento:

- Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.

- Brasília está no horário de verão (relógios adiantados em uma hora). Fique atento às diferenças de fuso horário.

- Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. As provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

- Verifique os locais de prova com antecedência.

- Conheça o local de prova antes do dia do exame.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais