Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

UCS sedia nova edição da Feira do Jovem Aprendiz

por Pablo Ribeiro

Evento do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha nos dias 20 e 21 de novembro terá oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas empresas e instituições formadoras

Foto: UCS/Divulgação

 

A Universidade de Caxias do Sul será sede, nos dias 20 e 21 de novembro, da Feira do Jovem Aprendiz, realizada pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha. Esta é a terceira edição do evento, que promove a Aprendizagem Profissional e estimula a contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho. Na programação estão previstas oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas dezenas de instituições formadoras e empresas com atuação na cidade e na região – entre elas a própria UCS, com seu Programa de Aprendizagem Profissional.

De forma paralela, ocorre também o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Aprendizagem, reunindo na cidade cerca de 80 servidores da União, responsáveis por fiscalizar o cumprimento da Lei da Aprendizagem. Os profissionais terão momentos para diálogo com a juventude, além de visita nas sedes de empresas e instituições para conhecer os programas de aprendizagem realizados em Caxias do Sul.

Nos dois dias da Feira, entre as atividades complementares, os jovens e o público em geral poderão participar de oficinas temáticas, que ocorrerão em salas do Bloco M da UCS. Entre os temas em destaque estão elaboração de currículos, empreendedorismo, postura no ambiente de trabalho, inovação e desenvolvimento pessoal, saúde mental, técnicas de compostagem e produção de mudas, e orientações para o encaminhamento de jovens para os programas e vagas disponíveis na Aprendizagem Profissional. Já a programação cultural, com apresentações de música, dança e outras artes, ocorre juntamente com a exposição das entidades formadoras e apoiadores da Feira, no Centro de Convivência do Campus-Sede da Universidade. A abertura oficial do evento está programada para às 9h30min do dia 20, no UCS Teatro. A solenidade terá a presença de representantes nacionais e estaduais dos órgãos da aprendizagem profissional.

Um dos objetivos da Feira da Aprendizagem Profissional é mobilizar a comunidade em geral, especialmente o empresariado, em relação à eficiência da inclusão qualificada de jovens no mundo do trabalho como política pública. “Todo o empregador que teve seus aprendizes, com cursos voltados para a vocação da atividade da empresa, nunca mais deixou de cumprir a legislação, porque percebeu que não é apenas uma obrigação legal, mas se tornou a fonte de recrutamento de seus empregados efetivos”, ressalta a Coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González.

Pela legislação, toda empresa, de médio e grande porte, deve contratar aprendizes numa equivalência de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total dos empregados que demandam formação profissional. A capacidade de vagas para a juventude pode ir muito além do que se encontra em vigor. Em Caxias do Sul, existem atualmente cerca de 3 mil aprendizes contratados. O maior percentual está na indústria, seguida pelo comércio e serviços, transportes, rurais e cooperativas. Dentro do que estabelece a lei, no município, ainda faltariam, em média, mil aprendizes para serem contratados.

A promoção da Feira é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).

Instituições formadoras e empresas empregadoras que estarão na Feira do Jovem Aprendiz: Agrale; Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA); Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Peçanha; SENAI Mecatrônica; Ensino Social Profissionalizante (ESPRO); Centro Profissional para a Cidadania (Associação Irmãs Murialdinas); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Projeto Pescar; Instituto Elisabetha Randon – Programa Iniciação Profissional; Randoncorp – Programa Qualificar; Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN); Marcopolo; Universidade de Caxias do Sul (UCS); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE – RS); Ação Social Murialdo; Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT); Soprano/Instituto Adelino Miotti – Projeto Recriar; Escola São Pelegrino.

Programa de Aprendizagem Profissional da UCS

A partir do Programa de Aprendizagem Profissional, a UCS capacita jovens de 14 a 24 anos para o trabalho a partir de diferentes cursos. Já foram formadas turmas de Músico Intérprete Instrumentista, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Adaptado à Pessoa com Deficiência Intelectual e Produtor Agrícola Polivalente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais