Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Município investe no xadrez como ferramenta educativa

por Diego Girardi

Oficina é uma das ações da educação em turno integral

Muito mais que um jogo, o xadrez é um excelente exercício mental. Estudos da Universidade de Hong Kong comprovam que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% no desempenho de provas matemáticas. Além disso, o departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança. Não à toa, a UNESCO mantém o comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas.

As escolas da rede municipal ensinam o xadrez há três anos. Segundo o secretário de educação Ranyeri Bozza, a oficina estimula os estudantes de forma inconsciente. “Sentimos que parte dos nossos alunos tem grande dificuldade de organização, entretanto, lhes falta projeção. O xadrez oferece essa possibilidade”, destaca.

O professor de xadrez, Tobias Sorgato, enumera dez motivos para as crianças aprenderem xadrez na escola. “O xadrez estimula o raciocínio lógico; ativa a concentração; desenvolve a tomada de decisões; aguça a memória; trabalha a paciência; demanda a capacidade de planejamento; aumenta a autoconfiança; proporciona o respeito ao adversário; exige responsabilidade; e instiga a imaginação e a versatilidade. O jovem de hoje é muito agitado e impulsivo, o xadrez é um jogo perfeito para combater isso”, finaliza.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais