Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

4ª CRE diz que atua na contratação de professores para a Escola Estadual Maria Araci Trindade Rojas, em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Instituição sente falta de profissionais em cinco disciplinas desde o início do ano letivo

Foto: Divulgação

A 4ª Coordenadoria de Educação (4ª CRE) trabalha na contratação de professores para a Escola Estadual Maria Araci Trindade Rojas, em Caxias do Sul. Nesta semana, pais e alunos realizaram uma manifestação em frente à entidade pedindo profissionais para cinco disciplinas: Espanhol, Português, Física, Inglês e Literatura. Os estudantes estariam sem esses docentes desde o dia 21 de fevereiro, quando iniciou as aulas.

A responsável pela área de Recursos Humanos (RH) da 4ª CRE, Ileane Cristina Scapin Pain, confirma que as solicitações para repor o quadro de professores foram colocadas desde o início do ano letivo. A vaga para Português/Literatura está aprovada e faltaria passar pelos processos burocráticos. Segundo ela, os candidatos inscritos neste edital de contratação recebem um e-mail e possuem 48 horas para manifestar interesse para lecionar na Maria Araci. Fechado o prazo, os interessados são contatados pela coordenadoria para finalizar o processo. Ainda não há data para início do docente para esse cargo.

Há uma dificuldade para encontrar professores de Física, pois a carga horária mínima de contrato seria de 10 horas. No Maria Araci consta que necessitam de um professor para seis períodos, não fechando a meta estabelecida. Por isso, é necessário que o profissional seja alocado em outra instituição estadual para fechar o período de trabalho mínimo. Este processo dificultaria a contratação de mais pessoas.

Outra situação é a defasagem. Segundo Ileane, Física e Espanhol são os quadros mais sintomáticos da falta de habilitação para ensino. Ela justifica que a formação de profissionais em Física está baixa, o que prejudica o chamamento deles às escolas.

No caso de Espanhol, como muitos são formado em Letras, eles optam por se candidatar para vagas na área de Português, pois são mais horas e evita deslocamento a outras instituições de ensino para fechar a carga horária. Isso vale também para vagas para Língua Inglesa.

Ainda não há prazo para contratação das outras áreas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais