Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

CPERS acredita que obrigatoriedade do retorno presencial das aulas deveria ser em 2022

por Daniel Lucas Rodrigues

Entidade justifica que no próximo ano os estudantes estariam com esquema vacinal completo ou, pelo menos, com a primeira dose

Foto: CPERS/Divulgação

Após o Governo do Estado apontar um retorno obrigatório das aulas presenciais para este mês, as escolas estaduais de Caxias do Sul voltaram às atividades nesta semana. Em um primeiro momento, a adesão está baixa e o modelo híbrido segue na rede, metade indo ao colégio e outra metade à distância, com trocas semanais. Devido a este problema, o CPERS é contra a obrigatoriedade imposta pela administração do governador Eduardo Leite.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral do 1º núcleo do CPERS, com sede em Caxias, David Carnizella, aponta que algumas escolas do município não possuem capacidade para receber uma turma grande de estudantes. A justificativa estaria na falta de estrutura para cumprir os protocolos contra a Covid-19, como o distanciamento social de um metro. Como Carnizella também leciona na escola estadual Maria Araci Trindade Rojas, ele relata que alguns alunos não moram mais na cidade e estavam realizando as atividades à distância para finalizar o ensino médio. Com a volta obrigatória, este público será prejudicado. A opinião da entidade é que o retorno obrigatório deveria ser em 2022, com a maioria dos estudantes com o esquema vacinal completo contra o coronavírus ou, pelo menos, a primeira dose.

O diretor-geral do 1º núcleo fala que o CPERS fará um levantamento sobre a infraestrutura das escolas para receber os discentes e também para saber quantos voltaram presencialmente. Para isso, o diretório central do sindicato vai passar por algumas cidades do Rio Grande do Sul a fim de auxiliar neste trabalho a partir desta quinta-feira (11/11). A equipe vai estar em Caxias na próxima semana, no dia 17 de novembro. A caravana será realizada até o dia 26 de novembro. A ideia é também reivindicar a reposição salarial à categoria.

Na rede municipal de ensino, a expectativa é que o retorno presencial seja realizado na próxima terça-feira (16/11).

Clique AQUI e ouça a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais