Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Poder Público de Guaporé assina cessão de uso para Instituição de Ensino Superior

por Eduardo Cover Godinho

Parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi abrigará o Centro de Ensino Superior Rio Grandense (Cesurg)

Rossetto (E) e Mazutti (D) avaliam instalação de Instituição de ensino superior em Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho

O Poder Público de Guaporé, através da Lei Municipal n.º 3.667, criou, em novembro de 2015, a parceria para que uma instituição de ensino superior privada (Sociedade Educacional Guaporé Ltda/ME) pudesse se instalar no município. O ato, para a cedência do espaço e o início das atividades do Centro de Ensino Superior Rio Grandense (Cesurg), foi oficializado no gabinete do Prefeito Paulo Mazutti na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, com a presença de secretários da municipalidade, vereadores e servidores da Secretaria da Educação, juntamente com o Diretor/Presidente da Cesurg Rafael Rossetto e os diretores responsáveis pelo Cesurg, Unidades de Sarandi e Marau, Guilherme e Eduardo. Na oportunidade aconteceu a assinatura da Cessão de Uso de parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, onde a instituição superior será instalada.

A Sociedade Educacional Guaporé tem como missão alcançar sua visão por meio do ensino de qualidade, atuando nas diversas áreas do conhecimento. A Instituição, que é conhecida como CESURG, tem como responsabilidade social auxiliar no crescimento e desenvolvimento das regiões nas quais está inserida. A entidade educacional está localizada nas cidades de Sarandi e Marau, e em implantação em Guaporé. Com uma história curta, busca inovar na formação de profissionais capacitados que ingressam imediatamente no mercado de trabalho.

A parceria oportunizará a instalação de cinco cursos de graduação, provavelmente para o início de 2017, e também com previsão de início das atividades com cursos de pós-graduação, especialização e técnicos, a partir do segundo semestre deste ano. Serão disponibilizados os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Pedagogia, Tecnólogos de Comunicação Institucional e Design de Produtos.

A cessão de uso prevê o compartilhamento de salas de aulas, acessos, banheiros, laboratório de ciências, sala de professores, brinquedoteca, laboratório de informática e outros, e a cedência de duas salas para uso exclusivo da Faculdade. A parceria exige o zelo pelas instalações públicas e a disponibilização de acervos bibliográficos para os professores, e uso compartilhado de laboratórios de ciências, química e física que serão incrementados para uso dos acadêmicos e alunos do ensino fundamental.

“Será um momento ímpar para Guaporé. O Poder Público, dentro de suas possibilidades e do que rege as leis, está contribuindo com o crescimento educacional de sua comunidade. Queremos ser referência regional na Educação, não só nos ensinos médio e fundamental, mas também no superior. Acredito que a Cesurg, com pessoas sérias e competentes administrando, fará parte da história da vida de muitos cidadãos guaporenses que buscam o conhecimento e um melhor posicionamento no mercado de trabalho”, destacou Mazutti.

A Cesurg, segundo contrato, subsidiará despesas da Escola Municipal e promoverá programa de incentivo com descontos ou bolsas para cursos de graduação e pós-graduação aos servidores públicos e comunidade em geral.

O Diretor/Presidente Rafael Rossetto, salientou que a Cesurg auxilia na geração de emprego e renda, colaborando significativamente no crescimento e desenvolvimento dos municípios, das regiões e do Estado do Rio Grande do Sul. A instituição é interativa e fortemente vinculada com às questões locais e regionais, portanto, cumpre sua responsabilidade social.

“Na sociedade na qual vivemos, denominada, do conhecimento aberto e compartilhado instantaneamente pelas ‘redes’, é preciso romper o mito de que a propriedade intelectual está somente nos livros, pois os saberes da sociedade estão em domínio público. Como diferencial em todos os cursos ofertados, o Cesurg tem foco na qualidade e no desenvolvimento regional, assim, cria oportunidades para desenvolver a sociedade e permite o acesso a este conhecimento por parte de toda população. Somos uma faculdade nova e que está em pleno crescimento, porque acompanhamos as tendências educacionais do Estado, do País e do mundo. Acreditamos que somente através da Educação Inovadora e Interdisciplinar é que vamos avançar ainda mais, assim acreditamos no povo do Rio Grande do Sul e no povo Brasileiro”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais