Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Retorno obrigatório da rede pública de Caxias do Sul está marcado para 16 de novembro

por Isadora Helena Martins

Data foi definida durante reunião realizada nesta quinta-feira (04) entre a Smed e equipes das escolas municipais

Foto: Divulgação / Juliane Ribas, Banco de Dados

O retorno presencial obrigatório das aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul vai ocorrer a partir de 16 de novembro. A data foi definida durante reunião entre a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini com as equipes diretivas das 83 escolas de Ensino Fundamental, realizada na tarde desta quinta-feira (04).

O objetivo do encontro foi debater o retorno integral às atividades presenciais de forma segura para estudantes, professores e funcionários. Assim, para cumprir o decreto estadual que obrigou o retorno presencial das aulas, ficou estabelecido que as escolas terão a semana entre 8 e 12 de novembro, para ajustes e para a comunicação com os estudantes, pais ou responsáveis sobre como se dará a volta às salas de aula.

A normativa publicada assegura a permanência no regime híbrido ou virtual aos estudantes que, por razões médicas comprovadas mediante a apresentação de atestado, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial. O novo decreto possibilita que as instituições que não puderem assegurar o distanciamento mínimo de um metro, devido ao tamanho do espaço físico escolar, poderão adotar o sistema de revezamento dos estudantes. Para tanto, deverão assegurar a oferta do ensino remoto nos dias e horários em que os estudantes não estiverem presencialmente na escola. As equipes gestoras destas instituições de ensino entrarão em contato com suas comunidades escolares para orientações. Cuidados como uso obrigatório de máscara, higienização constante das mãos e ambientes ventilados deverão ser mantidos rigorosamente.

Conforme a secretária Sandra Negrini, um dos principais aspectos a ser observado nesse retorno dos estudantes que ainda estavam de forma remota, é a acolhida: “Não é simplesmente trazer a criança pra dentro da escola. Esses estudantes estão, praticamente, dois anos fora da escola. Então, esse retorno tem que ser planejado em forma de acolhida, de atendimento inclusive, nesse primeiro momento, de forma mais individualizada para que os estudantes possam estar se inteirando desta realidade”.    

Nos próximos dias, a Smed receberá os dados definitivos sobre os números do retorno presencial, considerando casos de estudantes que não retornam e condições de metragem de algumas escolas. A secretária adianta que, pelos dados disponíveis, cerca de 75% das instituições de ensino têm condições de receber a totalidade dos estudantes e 25% contam com algumas restrições por conta do espaço e da necessidade de distanciamento.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais