Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Diretora pedagógica da Smed esclarece dúvidas sobre aulas à distância na rede pública municipal

por Isadora Helena Martins

Carla Zanetti explica que cada escola tem autonomia para organizar os estudos dirigidos

Foto: Divulgação / EBC

Após o anúncio feito pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Caxias do Sul, na última semana, sobre as aulas à distância muitas dúvidas surgiram em meio à comunidade escolar. Para ajudar a esclarecer de que forma será a dinâmica das atividades não presenciais, que serão fornecidas pelas escolas da rede pública municipal nos próximos dias, a Tua Rádio São Francisco conversou com a Diretora Pedagógica da Smed, Carla Roberta Sasset Zanette.

Segundo Carla, os professores e equipes diretivas estarão reunidos nesta semana para elaborar os materiais de estudos direcionados e definir a organização para distribuir essas atividades. A Diretora Pedagógica salienta que os materiais serão fornecidos de forma online pelas redes sociais das escolas (Facebook, WhatsApp) ou por outros meios eletrônicos como email e Portal da Educação. Mas, para aqueles que não têm acesso à internet, as instituições de ensino também irão distribuir os materiais de forma impressa juntamente com os itens necessários para que os estudantes realizem as atividades em casa.

Como são estudos direcionados, os alunos terão prazos para entregar as atividades propostas, a fim de que estas possam ser contabilizadas como horas letivas. O objetivo é facilitar a recuperação das aulas já que estão suspensas durante todo o mês de maio, conforme o último decreto estadual. Carla também salienta que as atividades buscam manter o vínculo afetivo entre a comunidade escolar. “É importante que todos os atores do processo educativo se mobilizem neste momento. A Secretaria mobilizou ações para articular esse processo; as escolas prontamente receberam com boa aceitação e já estão preparando as atividades não presenciais; os pais devem entrar em contato e verificar as formas de atendimento das escolas e as crianças, na sua parte, realizando as atividades propostas. É nesse ciclo que teremos êxito”.

Para aqueles estudantes que apresentarem dificuldades de aprendizado, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a escola ou professor para articular a melhor forma de atendimento. Conforme a Diretora Pedagógica, os professores vão avaliar cada caso e propor uma forma de acolher o aluno, preservando a saúde de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Cada escola tem autonomia para organizar as atividades à distância. Por isso, os pais e responsáveis devem entrar em contato com a instituição de ensino de referência para obter informações de como ter acesso aos materiais e data de entrega dos mesmos.

Ouça a entrevista completa com Carla Zanette AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais