Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UCS Guaporé retorna com atividades na Unidade I

por Eduardo Cover Godinho

Unidade II, localizada no Distrito de Colombo, continuará sendo utilizada pela Universidade de Caxias do Sul

Após quase cinco anos de debate sobre o retorno ou não das atividades da Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao centro de Guaporé, a decisão não só foi tomada, como colocada em prática. Está oficializada a reimplantação do Campus de Guaporé UCS na Unidade I, localizada no Complexo Marcelino Champagnat, antiga área que abrigava o Colégio dos Maristas. A equipe de funcionários, direção, funcionários da Biblioteca Central, funcionários do setor de transporte e manutenção e demais colaboradores estiveram durante os meses de janeiro e fevereiro para que o Campus Central estivesse em condições para a recepção dos acadêmicos.

Além das atividades dos colaboradores da UCS, uma empresa contratada está efetuando, já em processo final, obras para melhorar as acomodações e dar maior segurança para todos os professores e acadêmicos. À volta a aula na UCS aconteceu, mesmo com as melhorias em andamento, no dia 22 de fevereiro, em clima de alegria e descontração por parte dos universitários.

“Considerando esses movimentos e as demandas que foram surgindo ao longo destes 11 anos de localização do Campus na Unidade do Distrito de Colombo, a Fundação, a Reitoria da UCS e os gestores acadêmicos, iniciaram um processo de análise de viabilidade do Campus na área central de Guaporé. A decisão, após inúmeros encontros e reuniões, culminou com o retorno, esperado por muitos estudantes, para a Unidade I no centro. Pensamos em uma revitalização das ações da universidade aqui na cidade, o que contemplará todos os municípios da região. É realmente um desafio e um realinhamento de planejamento estratégico. Estamos com bastante entusiasmo e esperança”, disse Maristela Pedrini, Diretora do Campus da UCS de Guaporé.

Apesar da reorganização da UCS, principalmente na área central com o retorno das atividades, a Unidade II – Distrito de Colombo – não será desativada pela instituição de ensino. Haverá, segundo Maristela, a alteração das ofertas. Até o término do semestre passado havia 90% da graduação sendo desenvolvida na Unidade II e, as especializações e extensões, juntamente com o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU), estavam no centro. A graduação está sendo desenvolvida na Unidade I e a novos planos para a área construída em 2004 na zona rural do Município.

“A um projeto da Fundação da Universidade de Caxias do Sul, através da pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, para a utilização do espaço, possivelmente como uma sede de impacto tecnológico – Pólo Tecnológico. O objetivo da UCS é oferecer mais opções para a comunidade de Guaporé e região na Unidade II”, afirmou.

O Campus da UCS Guaporé tem em andamento os cursos de Bacharelado em Direito e Administração, além de outras atividades e cursos de extensão e à distância.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais