Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comércio de Caxias pode funcionar no Carnaval

por Daniel Lucas Rodrigues

Data conta como dia útil, segundo o Sindilojas

Foto: Cristhian Silva/Divulgação

O Sindilojas Caxias informa que, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a segunda-feira, a terça-feira de Carnaval (dias 12/02 e 13/02) e também na quarta-feira de cinzas (14/02) são considerados dias úteis para atendimento em estabelecimentos comerciais nos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. Dessa forma, o comerciante está isento de concessão de bônus ou folga antecipada ao funcionário.

Em caso de faltas injustificadas, a empresa pode aplicar penalidades disciplinares, previstas na CLT, ao empregado faltante, além de descontar o dia de trabalho, assim como o descanso semanal remunerado. Se necessário, é permitido dispensar o empregado do trabalho neste período e compensar as horas em outros dias da semana, mediante acordo individual, de forma escrita. 

A Assessoria Jurídica do Sindilojas pode ser contatada através do telefone 4009-5517 e também pelo e-mail [email protected]

Feriados de 2024 com comércio aberto 

A CCT Domingos e Feriados garante o atendimento do comércio com funcionários nos seguintes feriados em 2024: 29 de março (sexta-feira) - Sexta Feira Santa; 21 de abril (domingo) – Tiradentes; 26 de maio (domingo) – N. Sra. de Caravaggio; 30 de maio (quinta-feira) – Corpus Christi; 7 de setembro (sábado) – Independência do Brasil; 20 de setembro (sexta-feira) – Feriado Farroupilha; 12 de outubro (sábado) – N. Sra. Aparecida; 2 de novembro (sábado) – Finados e 15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República. 

Ainda, vale lembrar que o Carnaval não é considerado feriado. Já no dia 1º de maio (quarta-feira), Dia do Trabalho, o varejo só poderá contar com atendimento dos proprietários se optar por abrir o estabelecimento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais