Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Robertshaw anuncia fechamento da unidade de Caxias do Sul

por Vania Cassol
Foto: Vânia Cassol / Divulgação

A empresa Robertshaw, instalada há aproximadamente 50 anos em Caxias do Sul confirmou nesta quarta-feira, 27/1, que encerra suas atividades já nesta quinta-feira, 28/1, em Caxias do Sul. A indústria, que no Brasil atua principalmente com a fabricação de termostatos, fechará aproximadamente 600 vagas de trabalho, segundo levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos.

A decisão tomou de surpresa tanto entidades quanto o poder público. Na tarde de quarta o prefeito Alceu Barbosa Velho promoveu uma reunião com a diretora de RH da Robertshaw no Brasil, Kecy Ceccato, e representantes dessas entidades. Kecy não quis gravar entrevista, mas afirmou que a decisão pelo fechamento da unidade não foi tomada no Brasil.

Em nota a assessoria de imprensa da empresa diz que o fechamento faz parte de um “movimento de concentrar as atividades em poucas unidades industriais, garantindo, assim, a sustentabilidade dos negócios no longo prazo”. A tona da reunião foi o pedido de postergar ao menos um pouco o processo de fechamento. O prefeito diz que a ação como está sendo realizada é a pior possível.

Para o presidente do SIMECS, Getúlio Fonseca, a medida foi intempestiva.

O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Vanius Corte, afirmou que o próprio Ministro do Trabalho estaria empenhado para que a empresa não fechasse as portas imediatamente. Ele afirma que o Ministério não aceita a decisão como este sendo tomada.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, questionou por que a empresa sempre negou que fecharia ou teria demissões. Ele diz que a empresa não tem responsabilidade social

De acordo com a diretora, houve uma grande discussão interna para conseguir manter a empresa no Brasil. As unidades de Vacaria e Manaus, por enquanto, seguem atuando normalmente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais