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Sebrae RS e entidades do setor da moda lançam projeto para fortalecer empresas do segmento, na Serra Gaúcha

por Isadora Helena Martins

O Feito na Serra Gaúcha vai selecionar 15 empresas locais que receberão consultorias e criarão uma coleção que seja referência nacional

Foto: Divulgação / Pressfoto / Freepik

Com o objetivo de fortalecer o segmento de moda da região da Serra Gaúcha e expandir mercado para as marcas locais, o Sebrae RS, juntamente com o Polo de Moda, Sindivest e Fitemasul, lançou o projeto Feito na Serra Gaúcha. Voltada para ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design (moveis e objetos), a iniciativa busca congregar as empresas participantes para a criação de uma coleção que traduza as características serranas e seja referência nacional em identidade e sustentabilidade.

Conforme a Gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha, Fabiana Zin, a ideia surgiu a partir de uma necessidade de empresas locais.  “Uma das formas do Sebrae contribuir com o desenvolvimento das empresas é pensar também na transformação da economia local. Há algum tempo viemos conversando com entidades do setor, com empresas e a gente tem feito uma leitura de iniciar um processo de contribuir com o desenvolvimento das empresas, para que elas passem por esse período mais fortalecidas”, afirmou.

Durante entrevista ao programa Café e Cultura, da Tua Rádio São Francisco, Fabiana também disse que buscar essa unidade para fortalecer as marcas locais é uma das estratégias do projeto: “A ideia é contribuir pra que as nossas empresas, que criam coisas lindas, possam ter mais visibilidade e utilizar a Serra Gaúcha como aliada a essa estratégia, com tudo o que temos no nosso entorno e todos os insumos que temos aqui que contribuem para que as empresas possam criar produtos com propósito”.

Para participar é necessário ser micro ou pequeno empreendedor e ter o MEI (Microempreendedor Individual); atuar em um dos segmentos contemplados (ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design de moveis e objetos); e ter disponibilidade para executar o projeto.

A previsão é de que as ações do projeto iniciem no mês de maio e se estendam até dezembro deste ano. O Feito na Serra Gaúcha será desenvolvido em três etapas que acontecerão de forma simultânea e abrangem: a parte da contextualização com a professora, Beth Venzon; produto com o estilista,Walter Rodrigues, que irá contribuir para que a empresa crie seus produtos baseados na contextualização; e a comunicação que será com a consultora, Tatiane Alves.

Cada empresa receberá de forma online os conteúdos e atendimentos dos profissionais citados. No final, está previsto um evento de lançamento em nível nacional, com um showroom online para expansão de mercado e haverá aproximação das marcas sustentáveis através de lojas, eventos, e-commerces e feiras.

Inicialmente, serão contempladas 15 empresas dos diversos municípios da Serra Gaúcha. Os interessados também podem obter mais informações com Fabiana Zin pelo telefone (54) 99945-0577 ou no site https://sebraers.com.br/

O projeto Feito na Serra Gaúcha também conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira. Ouça AQUI a entrevista com Fabiana Zin.

Saiba mais sobre os convidados

Walter Rodrigues: Estilista brasileiro, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, curador do Projeto Design Vision criado em parceria com o Instituto Focus e que trabalha práticas sustentáveis com alunos das universidades de moda brasileiras.

Bernardete Venzon: Estudiosa em moda, cultura e identidade. Professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS) na área de história e cultura de moda desde 1992. É consultora de moda, aproximando conceitos de moda, arte, educação e design, organizando a cadeia de informações e elaborando o DNA das empresas e os conceitos dos produtos.

Tatiane Alves: Pesquisadora de comportamento e consumo. Sócia da @compassing_projetoscomdesign, tem 15 anos de atuação como consultora no mercado de moda com experiência em jornadas criativas no varejo e indústria. Curadora do Festival Mescla com palestras online. Sócia da marca Estúdio Sim e parceira da loja Dinarte.50 é Pós-graduada em Moda, Consumo e Comunicação pela PUC/RS.

 

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