Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Projeto de pacote fiscal prevê implantação do IPTU Digital e mudança no pagamento de dívidas com o Município, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Iniciativa da Prefeitura também prevê propostas para hortas comunitárias e trabalho de conscientização nas escolas municipais

Foto: Daniela Xu/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul enviou nesta terça-feira (24/10) para a Câmara de Vereadores um projeto de pacote fiscal que trará mudanças aos contribuintes. A proposta prevê a possibilidade de pagamento do IPTU 2024 em cota única de forma totalmente digital, sem envio de carnês impressos.

O Executivo Municipal afirma que, se aprovadas, as propostas vão facilitar o pagamento dos impostos, simplificar regulamentações e reduzir a carga tributária. Além do IPTU digital, o Executivo propõe a facilitação do parcelamento de dívidas, o perdão e isenção de tributos em áreas de hortas comunitárias e a criação de um Programa de Educação Fiscal nas escolas do município.

A digitalização do IPTU representará uma economia de R$ 500 mil, pelo fim da postagem dos boletos. A Prefeitura acredita que isso representará uma redução de cerca de R$ 2,50, por carnê, para quem optar pelos canais de autoatendimento (aplicativo e internet).

O IPTU poderá ser pago em cota única em duas oportunidades, em 4 de janeiro ou em 8 de fevereiro, com desconto maior no primeiro vencimento. O boleto poderá ser obtido no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br) ou pelo aplicativo Cidadão Online - Caxias do Sul.

Dívida ativa

O segundo projeto encaminhado à Câmara facilita o pagamento de débitos pendentes e, portanto, favorece a recuperação dessa receita pelo município. Pela proposta do Executivo, os contribuintes não precisarão mais quitar as dívidas do ano em andamento para parcelar os atrasados de exercícios anteriores.

Hoje, por exemplo, para parcelar os IPTUs dos anos anteriores a pessoa precisa estar com o de 2023 em dia. Com a mudança, o contribuinte poderá vir a qualquer momento do ano parcelar as dívidas, sem a necessidade de pagar grandes quantias à vista.

Hortas comunitárias

Dois projetos do pacote fiscal tratam de hortas comunitárias situadas em propriedades particulares. O município irá perdoar dívidas de IPTU e taxa de lixo nesses locais, a contar da data da implementação das hortas, pela importância dessa iniciativa para as comunidades.

Além disso, a matéria propõe isenção desses tributos a partir de agora para aqueles que cedem áreas particulares, com características específicas e por pelo menos cinco anos, para o Município utilizar como horta comunitária. Entre os benefícios das hortas comunitárias estão a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento dos laços sociais e a preservação ambiental.

Educação Fiscal

O pacote fiscal prevê a implantação de um Programa de Educação Fiscal nas escolas de Caxias do Sul. O objetivo é despertar desde cedo uma consciência cidadã, abordando conceitos de cidadania, ética, justiça fiscal e solidariedade para estudantes do ensino fundamental e médio.

Em um esforço conjugado entre as Secretarias da Receita e Educação, crianças e jovens serão educados quanto à arrecadação e destinação dos recursos públicos, num contexto de solidariedade e criando a consciência de que se cada um fizer a sua parte, toda a sociedade ganha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais