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54% dos consumidores devem fazer compras para o Natal, revela pesquisa da CDL Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Ticket médio apontado é de R$ 475,22, com quatro presentes por pessoa. Roupas e acessórios, brinquedos e calçados são os itens mais mencionados no levantamento

Foto: Julio Soares

O avanço da pandemia da Covid-19 vai interferir nos resultados das vendas de Natal neste ano. A constatação é da Pesquisa de Intenção de Compras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, divulgada nesta quarta-feira (16). Segundo o levantamento, quase 54% dos caxienses devem ir às compras até o dia 24 de dezembro. Dos 46,35% entrevistados que alegaram que não irão presentear na data, 30,51% afirmaram que é por conta da Covid-19.

Conforme o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, essa diminuição do fluxo de compradores vai impactar no ticket médio para a data: “Vamos ter, como aconteceram nas outras pesquisas, certa retração pelo momento que estamos passando desde março com a pandemia. Pela pesquisa, estamos estimando uma retração de 13,5% a 14% em relação ao Natal passado. Isso repercute também numa diminuição do ticket médio de em torno de R$ 10. Então, nosso ticket médio estimado ficará em torno de R$ 475,22”.

Outro dado apurado pelo estudo é que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, 77% das pessoas ainda preferem comprar em estabelecimentos físicos. Diante desse contexto, Cervieri salientou o reforço das medidas de segurança sanitária nas lojas: “Esse número é interessante e enquanto entidade estamos, desde o início da pandemia, orientando para o cuidado das pessoas. E não é necessário sair a família toda às compras, pode ir apenas uma, duas pessoas, sair quem realmente precisa, pois as aglomerações acabam prejudicando. O nosso comércio está preparado com álcool em gel, máscara, com o tapete pra desinfetar o calçado. Estamos dando essa orientação desde o início e o nosso associado está cumprindo”.

Tão tradicionais quanto a data, as compras de última hora devem permanecer neste ano, já que 40,69% devem comprar na semana do Natal (21 a 24 de dezembro) e 10,29% na véspera ou no dia. Quanto aos presentes, roupas e acessórios aparecem na preferência dos consumidores com 43,18% de intenção de compras, seguidos pelos brinquedos (26,70%) e calçados (9,66%). Os presentes também devem ser destinados, em sua maioria, para a família, já que mais de 70% dos entrevistados alegaram que não participaram de amigos-secretos.

Sobre as formas de pagamento, ainda lidera o uso do dinheiro (40,69%), seguido do cartão de crédito (32,84%) e cartão de débito (23,53%). Por ser a data mais importante para o comércio, há a expectativa de que as vendas de Natal auxiliem o setor a recuperar as perdas geradas neste ano por conta das crises sanitária e econômica. “Nós esperamos que no Natal ocorra uma recuperação do ano. Com certeza, não teremos resultados positivos, porém se percebe uma expectativa e pelo movimento das outras datas, que a economia está gradativamente se recuperando. De forma mais lenta do que se esperava, porém ela [recuperação] é com certa segurança. Então, acreditamos que 2020 encerre com resultados inferiores a 2019, mas com uma melhora para que em 2021 tenha o retorno do crescimento”, explicou Cervieri.  Ouça a entrevista completa AQUI.

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