Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Indústria caxiense fechou mais de dois mil postos de trabalho apenas neste ano

por Ivan Sgarabotto

Apenas de janeiro a maio deste ano, foram 2.232 postos de trabalho a menos

Foto: Ivan Sgarabotto

O SIMECS divulgou na manhã desta quarta-feira, 17, os números do segmento metal-mecânica dos últimos meses. Apenas de janeiro a maio deste ano, são 2.232 postos de trabalho a menos. Se for levado em conta o acúmulo desde janeiro de 2014, os números aumentam: 7.440 vagas a menos. A indústria caxiense teve queda de 27,79% no faturamento em 2015.

O presidente do SIMECS, Getúlio Fonseca, conta que o cenário de Caxias do Sul, pode ser o pior do estado, e talvez isto nunca tenha acontecido esta crise na cidade. Em 2014 a redução de emprego foi de 8 mil, e neste ano pode chegar em 9 mil demissões. As pequenas empresas são as que msis estão sofrendo.

Em relação ao mesmo período de 2014, houve uma redução de 13% nos postos de trabalho, em Caxias do Sul. "No atual momento não tem motivo para incentivar as indústrias. O número de empregos não voltam mais, pois, as empresas também estão se automatizando", diz Getúlio Fonseca.

O professor e Assessor de Planejamento do SIMECS, Rogério Gava, ressalta a crise econômica nacional e a importância do "remédio" (medidas), que o governo federal está tomando. "O remédio está sendo amargo apenas para o lado das empresas e da sociedade. O corte tem que acontecer também por parte do governo."

Ainda conforme Rogério Gava, a crise nacional é porque não foi feito o dever de casa. "O Brasil é um dos países menos competitivos do mundo".

Confira a matéria em áudio, de Daniel Rodrigues.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais