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Na Semana do Consumidor, Procon repassa orientações para garantir maior segurança no momento da compra

Baixar Áudio por Camila Agostini

Pandemia faz crescer indicadores de procura por produtos e serviços em lojas virtuais. Mas é preciso cautela para evitar prejuízos

Foto: Reprodução EBC / Imagem ilustrativa

A Semana do Consumidor iniciou nesta segunda-feira, 15/03, Dia do Consumidor. Por conta dos protocolos de bandeira preta em vigência, o atendimento presencial em boa parte do comércio está suspenso. Nesse contexto, crescem os indicadores de procura por produtos e serviços em lojas virtuais. Apesar do amparo oferecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que completou 30 anos em 2020, ainda é preciso tomar cuidado frente às ofertas enganosas e possíveis prejuízos financeiros em compras malsucedidas.

De acordo com o responsável pelo Procon de Marau, Mateus Pastre, nos últimos meses, as mais frequentes reclamações e demandas pelos serviços do órgão estão ligadas ao comércio on-line. Ele explica que buscar por informações sobre preço, forma de pagamento e garantias é sempre importante. E, ainda, escolher por sites e lojas confiáveis. Inclusive há portais especializados que indicam os índices de confiabilidade dos endereços eletrônicos, como o www.reclameaqui.com.br.  “Desconfiei de preços muito abaixo do mercado”, destaca, também, Pastre.

O servidor lembra que o consumidor pode desistir da compra dentro do prazo de sete dias após o recebimento do produto ou serviço: “este direito fica garantido sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento”.

O Procon de Marau está localizado na Esquina Paz e Bem. No momento, o atendimento ao público é realizado por telefone – (54)3342 4468 / (54) 9 8115 6987 - ou e-mail  - [email protected]

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