Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Inadimplência aumenta 4,60% no primeiro semestre no país

por Alberto Meneguzzi

Número de devedores atinge quase 40% da população adulta

A análise do balanço semestral de consumidores com contas atrasadas e registrados nos cadastros de inadimplência mostra que o número de devedores piorou em relação ao ano passado. Nos seis primeiros meses de 2015, o indicador apresentou um aumento de 4,60%. De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é o pior resultado semestral dos últimos três anos e reflete a forte deterioração da economia nesse ano.

O mesmo ocorre com os dados semestrais da quantidade de dívidas: os seis primeiros meses do ano acumulam alta de 6,65%. Os destaques são o registro de dívidas mais recentes: aquelas com atraso de até 90 dias avançaram 19,30% e as pendências entre 91 a 180 dias cresceram 24,74%. Também é destaque no semestre a inadimplência na quantidade de dívidas do setor de Água e Luz, que registrou variação de 11,83%.

O SPC Brasil e a CNDL estimam que, em junho de 2015, 56,5 milhões de consumidores estejam listados em cadastros de devedores inadimplentes. O resultado reflete a estabilidade do número de devedores, que registrou variação de  -0,03% em junho na comparação com maio. Assim, entre dezembro de 2014 e junho de 2015 houve um aumento líquido de dois milhões de novos adultos inadimplentes, e é importante ressaltar que, mesmo tendo permanecido estável no último mês, o número representa 39,8% da população entre 18 e 95 anos.

Dívidas de Água e Luz aumentam 15,61% e houve um umento do  número de inadimplentes mais velhos

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais