Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Comércio apresenta maior quadro de queda na economia caxiense no mês de março

por Daniel Lucas Rodrigues

No mercado de trabalho, o saldo é positivo, com a criação de 814 vagas de emprego

Foto: Julio Soares/Objetiva

A economia de Caxias do Sul mostrou um avanço de 3,1% em março deste ano em comparação ao mês passado. O comércio foi o setor mais impactado, com uma queda de 18,2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13/05), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O setor de serviços também apresentou uma baixa, mas com um impacto de 0,01%. A indústria foi a única que cresceu, um aumento de 11,7%.  O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, comenta sobre o desempenho do comércio. Segundo ele, a categoria estaria entrando em colapso, a partir de uma direção contrária dos outros setores que estão em recuperação durante a pandemia. Ness coloca que era esperado o comércio terminar o primeiro trimestre abaixo dos 20%. (Clique AQUI e ouça).

Sobre o mercado de trabalho, 814 vagas foram geradas no mês de março, uma crescente de 0,54%. O número positivo foi causado pela empregabilidade de 6.966 pessoas contra a demissão de 6.152 trabalhadores. O ramo industrial abriu 649 novos empregos, o maior número do mês. Comércio e serviços também apresentaram indicadores favoráveis, com a abertura de 134 e 127 vagas, respectivamente. A Agropecuária foi o único setor a contar com mais demissões que admissões, com 126 empregos fechados. Conforme a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Maria Carolina Gullo, afirma que foi uma surpresa o indicador positivo, devido à bandeira preta e a manutenção das restrições. Na área agropecuária já havia previsão de queda, pois existe uma readequação da mão de obra por conta do final da safra de diversos produtos. (Clique AQUI e ouça).

Uma das quedas dos setores também é no acumulado do ano. O comércio caiu 20% e o serviços teve queda de 23,6%. A indústria foi a única com desempenho positivo, com um crescimento de 17,2%. No geral, a economia tombou 1,2%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais