Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mapa das Finanças: Bento Gonçalves tenta otimizar arrecadação para manter poder de investimento

por Ronaldo Velho Bueno

“Capital Brasileira do Vinho” tem Orçamento estimado em R$ 460 milhões neste ano

Foto: Divulgação Prefeitura de Bento

De Farroupilha a Bento Gonçalves. O Mapa das Finanças desembarca na segunda maior cidade da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, com 113 mil habitantes, distante 45 quilômetros a oeste de Caxias do Sul. O município de Bento, conhecido como a “Capital Brasileira do Vinho”, também se destaca por ser o maior polo moveleiro do estado e por figurar entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul.

Orçamento maior
De acordo com dados da prefeitura de Bento, a projeção de Orçamento para este ano gira em torno de R$ 460 milhões, um aumento aproximado de 5% frente a 2016. Mesmo com o crescimento, o secretário-adjunto de Finanças, Heitor Tártaro, diz que é cedo para comemorar e projeta um ano de cautela.

Otimizar arrecadação
Para driblar a crise, a administração municipal tem apostado em otimizar a arrecadação, apertando a fiscalização na origem dos tributos. Tártaro também destaca iniciativas que buscam incentivar o desenvolvimento econômico, fomentando a implantação de novas empresas na cidade.

Saúde e educação
Quando o assunto é saúde e educação, a rotina dos municípios também é percebida em Bento Gonçalves. As administrações precisam investir mais que o mínimo constitucional para suprir a demanda nas duas áreas. No caso de Bento, a legislação municipal estipula investimento mínimo de 34% do Orçamento nas escolas e 22% em hospitais e postos de saúde.

Recuperação lenta
O secretário-adjunto é otimista ao projetar os próximos anos, embora mantenha o perfil cauteloso. Conforme Tártaro, a retomada da economia deve ser lenta e os primeiros efeitos poderão ser sentidos somente a partir de 2018.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais