Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Comércio de Caxias do Sul apresenta queda nas vendas de Páscoa

por Daniel Lucas Rodrigues

Comercialização caiu 3,6% neste ano, junto com o tíquete médio

Foto: Alencar Turella/Divulgação

Apesar da pretensão de compras para a Páscoa no comércio caxiense ter sido apontada como maior neste ano em relação ao ano passado, o volume de vendas apresentou redução de 3,6%. Os dados foram apurados pela CDL Caxias com supermercados (58,3%) e lojas de doces (41,7%) da cidade, após a celebração. O tíquete médio chegou a R$ 198,30, 6,7% abaixo em relação ao ano passado.

Os ovos de chocolate ainda representaram a principal opção dos consumidores (41,3%), mas nos últimos anos vem crescendo a procura por produtos de menor valor. Em 2024, bombons ficaram em segundo lugar (26,4%), seguidos pelas barras de chocolate (17,6%), cestas de chocolate (8,9%) e coelho de chocolate (5,8%).

Entre os estabelecimentos ouvidos, 41,7% revelaram que as vendas foram iguais, enquanto que 37,5% disseram que foi pior e para 20,8% melhor. De acordo com a CDL Caxias, mesmo com o aumento de preços e o período do mês em que coincidiu a Páscoa – no último dia de março –, algumas pessoas buscaram opções mais baratas para não deixar a data passar em branco. Dessa forma, a entidade reforça a importância do comércio proporcionar variedades de produtos e preços para conseguir atender a todos os gostos e bolsos, além de ações promocionais.

Dos lojistas que registraram redução ou vendas iguais ao ano passado, 32,1% apontaram o final do mês como principal motivador. Para 21,4%, o aumento no preço dos produtos impactou no momento da escolha, 17,9% optaram por produtos mais em conta e para 14,3% os clientes priorizaram outros gastos.

Daqueles que indicaram aumento nas vendas, 46,2% investiram em variedade de produtos e preços, 30,7% fizeram maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais e, por fim, 23,1% optaram por promoções. Do total de entrevistados, 76,9% afirmaram que decoraram o empreendimento com a temática de Páscoa, 39,4% investiram em anúncios nas redes sociais para divulgar a loja e os produtos, 21,2% utilizaram panfletos e 18% cartazes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais