Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

CIEE: prorrogação de contratos, ofertas, demandas e adequações na pandemia

Baixar Áudio por Camila Agostini

CIEE de Marau mantém 252 contratos ativos no primeiros semestre de 2021

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Em 2020, ano em que se instaurava a pandemia do novo coronavírus, o CIEE - Centro de Integração Empresa Escola de Marau oficializou 228 contratos. Apesar das interferências da pandemia, a média de contratações se manteve estável, conforme afirma a assistente operacional, Cristiane Soares. Nos cinco primeiros meses de 2021, esse número subiu para 252, entre os quais 46 são de estudantes do Ensino Médio e 206 do Ensino Superior. “A maioria das vagas são ocupadas por estudantes do sexo feminino”, afirmou Cristiane à reportagem da Tua Rádio Alvorada.

A crise sanitária impôs a necessidade de mudanças operacionais no CIEE. Todo o processo, agora, ocorre por acesso online. A pandemia mudou também o perfil dos candidatos às vagas. Por conta da suspensão de algumas atividades, em áreas como a educação, por exemplo, oferta e demanda não se equiparam. “Muitos migraram para outras áreas e por isso, por vezes, sentimos dificuldade de encontrar interessados para determinadas funções, o que, antes da pandemia, não ocorria com tanta frequência”, explica a assistente.

As mudanças implicam, ainda, na prorrogação de contratos. “Em casos de empresas que tiveram as atividades suspensas, a contratação poderá ser prorrogada pelo mesmo período de tempo da suspensão, além dos dois anos, que é o prazo máximo para o estágio, com renovação a cada seis meses, afirma Cristiane. A extensão, no entanto, depende da concordância entre empresa, estudante e instituição de ensino.  

Além dos estágios disponíveis para alunos com 16 anos ou mais e carga horária de 30 horas semanais, o CIEE mantém, ainda, o programa de aprendizagem. Segundo a instrutora Daniela Silvestre, a modalidade, que oferece vagas para candidatos a partir dos 14 anos, hoje, mantém inscritos 164 jovens de Marau, Nova Alvorada, Casca e Vila Maria. Também neste programa, os aditivos são implementados em casos de suspensão de atividades da empresa. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio ou acompanhe, também com imagens, no Facebook da Tua Rádio Alvorada.  

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais