Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Empresários chineses mostram interesse no investimento de dois projetos da Serra Gaúcha

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Comitiva esteve em Caxias do Sul nesta semana

Foto: João Pedro Bressan/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul se reuniu, nesta quarta-feira (06/02), com representantes de uma empresa chinesa que deseja aplicar recursos na Serra Gaúcha. Trata-se da China Railway, que construiu 70% das vias do país chinês. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Executivo municipal e contou com a presença do prefeito Flávio Cassina (PTB), do vice Édio Elói Frizzo (PSB), de secretários municipais e do MobiCaxias.

A pauta principal foi como está o andamento para a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. Foram apresentadas as situações das desapropriações de terras, das licenças ambientais, da verba de R$ 200 milhões para o início das obras, além do financiamento de R$ 30 milhões obtidos junto à Caixa Econômica Federal e a possibilidade de entregar a gestão do espaço para a iniciativa privada.

O titular da pasta municipal de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, estava presente no encontro. Ele entende que a empresa chinesa queria compreender qual a demanda que a região e Caxias do Sul necessita. O secretário visualiza que uma das principais necessidades é a melhoria das estradas que se conectam ao aeroporto. “A estrada que liga Fazenda Souza até Vila Oliva e também a que liga a Gramado. A primeira é asfaltada, mas precisa de uma boa ampliação, a via de Gramado é chamada de estrada de chão e precisa de bastante investimento, inclusive, tem estudos para criar uma outra alternativa que não seja dispendiosa em recursos devido ao relevo da região.”

Rogério Rodrigues, diretor executivo do MobiCaxias, foi o representante da entidade no encontro. Segundo ele, o contato com os chineses foi intermediado pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP), por meio de uma das matrizes que fica em São Paulo. Na conversa, os empresários ficaram interessados no empreendimento, além de serem atraídos para outros dois projetos estaduais, que envolve a ideia da reativação do Trem Regional, que ligaria Caxias do Sul a Bento Gonçalves, e o porto do Litoral Norte, que ficará em Arroio do Sal.

Rodrigues explica que, após a vinda da comitiva chinesa, será reunido informações sobre os três empreendimentos para mandar aos representantes no Brasil. “Decidimos que os próximos passos serão trocas de informações de alguns projetos, o que está em evolução maior é o do porto, até já fizemos um acordo de confidencialidade. Temos passando outras informações para que eles possam encaminhar aos executivos na China, que vão deliberar uma aproximação maior da empresa com nossas ações.”

Os chineses ainda se reuniram com a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para tratar da volta do Trem Regional.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais