Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Livreiros caxienses projetam crescimento de 20% nas vendas durante a 37ª edição da Feira do Livro

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Expectativa da Associação dos Livreiros Caxienses é de que sejam comercializados mais de 77 mil livros

Foto: Divulgação / Isadora Martins

A Feira do Livro, além de ser um tradicional evento da cidade que reúne atrações artísticas e fomenta a literatura, é um dos momentos mais aguardados pelos profissionais que trabalham com a venda de livros. Até o dia 12 de dezembro, a Praça Dante Alighieri se torna o ponto de encontro entre os livreiros e a comunidade já amante da literatura, bem como entre aquelas pessoas que estão de passagem e resolvem adquirir uma obra para iniciar o hábito da leitura ou, até mesmo, para presentear alguém. Esse fluxo gera um impulsionamento do mercado editorial que vem enfrentando desafios frente à profusão de plataformas de compras de livros e materiais digitais.

Para tentar estimular as vendas durante a Feira do Livro, todas as 18 bancas de 13 livrarias estarão comercializando as obras com 20% de desconto. O atual cenário com a pandemia mais controlada por conta da vacinação e retomada do evento presencial deixa os livreiros otimistas. A expectativa da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) é de que sejam comercializados em torno de 77.340 livros, um incremento de 20% sobre as vendas de 2019.

Segundo a presidente da Alca, Maria Helena Lacava, que é livreira há 37 anos, o avanço da vacinação e o despertar para a importância do livro durante a pandemia devem contribuir com esse crescimento. “Nós estamos muito otimistas porque o livro foi o grande companheiro das pessoas durante a pandemia e nada mais justo do que celebrar essa grande festa cultural da literatura com muitas pessoas já vacinadas. Infelizmente, 2020 não conta quase, mas na feira de 2019 é que nós estamos nos baseando e também nas feiras que já foram realizadas nas outras cidades. Porto Alegre teve um crescimento de 15% e nós estamos sendo mais otimistas ainda, estamos esperando um crescimento de 20%”.  

Guilherme Martinato, vice-presidente da Alca e proprietário da livraria Do Arco da Velha, conta que a equipe está acostumada a trabalhar o ano inteiro com livros, mas que este é o momento mais importante. “Depois de um tempo parados, poucos eventos culturais, esse é o evento mais importante para quem trabalha com livros. Estamos colocando o livro em evidência e tão importante para o nosso crescimento. Então vamos começar mais uma Feira do Livro, em uma época diferente, mas muito felizes. A feira está muito vem organizada então a gente faz o convite para que as pessoas venham para a Praça para participar do evento”.

Até o dia 12 de dezembro, as bancas estarão abertas todos os dias na Praça Dante Alighieri. De domingo a sexta, o horário de funcionamento é das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.

Confira a lista das livrarias participantes:

Bezerra de Menezes

Clip – Cia do Desenho

Culturama

Do Arco da Velha

Editora da UCS (Educs)

Fogaça Livraria

Livraria Clássica

Livraria da UCS

Livraria do Maneco

Livraria Shalom

Mercado de Ideias

Paulus Livraria

Só Ler

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais