Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Abertura da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul é marcada pela celebração do reencontro

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Programação segue até 12 de dezembro com mais de 200 atrações

Foto: Divulgação / Isadora Martins

A solenidade de abertura da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (26), dando início oficial aos 17 de atividades do maior encontro literário da região. Neste ano, a programação será online e presencial, com ações espalhadas pela Praça Dante Alighieri, pela Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, pelo Teatro Pedro Parenti, pelo Museu Municipal e muitos outros espaços.

Conforme a patrona da Feira do Livro, Alessandra Paula Rech, o evento tem o papel de democratizar o acesso à literatura: “Caxias pode se orgulhar por ter um evento tão bonito como a Feira do Livro aqui na Praça. O significado é essa democratização, esse contato amplo das pessoas com o literário, mesmo que de passagem, se encontrando, trocando ideias, buscando informação”.  

O Amigo do Livro, Claudio Troian salienta a importância de um evento cultural das proporções da Feira do Livro: “É uma forma de incentivar a própria sociedade a continuar nesse processo do estímulo da leitura e da escrita, tendo o livro como a ‘cereja do bolo’ desse processo”.

A grande festa literária prevê mais de 200 atrações, entre elas o tradicional Projeto Passaporte da Leitura, que levará escritores a 44 escolas e instituições de ensino por meio online, sessões de autógrafos, saraus, bate-papos, apresentações de música e teatro, além da comercialização de livros na Praça com 20% de desconto. Ao todo, são 18 bancas de 13 livrarias neste ano.

A secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, celebra a retomada do evento presencial com a mistura de diversas linguagens artísticas durante a programação. “A Feira do Livro é democrática, inclusiva e é muito mais que a comercialização dos livros, embora isso seja importante também, mas ela coloca a arte, cultura, atividades de música, teatro, conversas com autores e tudo isso convida o público para uma experiência diferente”.  

O prefeito Adiló Didomenico convida toda a comunidade para participar do evento: “A Feira do Livro é o grande evento da Cultura, um segmento que sofreu tanto e que agora está começando a respirar novamente. Então, nós temos que prestigiar a Feira do Livro e o esforço desse pessoal que organizou essa feira tão bela. Assim, convidamos o caxiense para que venha até a Praça Dante Alighieri para participar da Feira do Livro”.

Após a solenidade, a abertura do evento contou com a apresentação do Coro Juvenil do Moinho/UCS, sob a regência de Cristiane Ferronato.

O atendimento nas bancas na Feira do Livro ocorre de domingo a sexta das 12h às 20h, e aos sábados, das 10h às 20h. A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul), pela página da Feira no Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul) ou pelo site https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais