Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rapper Chiquinho Divilas lança primeiro livro com apoio da Fundação Marcopolo

por Isadora Helena Martins

“Cultura Hip Hop nas Escolas – O Rap Fala” reúne letras de músicas feitas por estudantes e traz trechos da dissertação de mestrado do músico e ativista social

Foto: Divulgação / Elen Caroline Fotografia

Conhecido na comunidade caxiense como rapper, educador social, pesquisador e palestrante, Chiquinho Divilas lançou na sexta-feira, Dia da Consciência Negra, publica seu primeiro livro, “Cultura Hip Hop nas Escola – O Rap Fala”. O livro sai com apoio cultural da Fundação Marcopolo. No lançamento, realizado no complexo da Fundação, houve apresentações artísticas e a presença somente de diretores da empresa e coordenadores das instituições contempladas pelo Projeto Escolas, conforme orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), devido as normas de distanciamento social provocado pela Covid-19.

A obra relata como a filosofia do Hip Hop pode ser uma importante ferramenta para desenvolvimento educacional e social, com base no trabalho realizado em escolas públicas de Caxias do Sul através do projeto Hip Hop nas Escolas, vencedor dos Prêmio RS Educação e p Prêmio Brasil Criativo, em 2019. Pela proposta do Cultura Hip Hop nas Escolas, a rima, a música, a dança, e o grafite são apontados como recursos para a promoção da educação e cidadania.

“Não tem mais tempo para guardar nas gavetas os nossos textos. Isso pode favorecer nosso protagonismo. É necessário que compartilhemos isso para injetar esperança nas periferias”, disse Chiquinho Divilas em entrevista ao programa Café & Cultura.  

Renan Inquérito, renomado rapper, geógrafo e arte-educador, é quem assina o prefácio do livro, a partir de sua experiência misturando arte e educação pelo viés do hip-hop e da literatura. Num dos trechos do texto, Rena Inquérito registra: “Uns viram muro, outros viram ponte, algum dia. Neste livro, a ponte é a palavra, o verno de ligação, a verba para a construção. Em ‘Cultura Hip Hop nas Escolas’, o rap fala, escreve pelas linhas tortas que a vida ofereceu.”

O lançamento aberto ao público será em uma live dia 04 de dezembro às 19h. Depois, tem sessão de autógrafo no dia 5 de dezembro, na feira do livro de Caxias do Sul, das 15:30 às 18:30. O livro estará à venda no site www.grupoueba.com.br a R$ 30,00.

Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais