Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Bento Gonçalves reabre o Museu do Imigrante

por Felipe M. Padilha

Uma série de atrações serão realizadas no dia da reabertura

Patrimônio: casarão que abriga museu foi construído em 1913
Foto: Davi da Rold/Divulgação/CR

Símbolo da identidade e da cultura do povo bento-gonçalvense, o Museu do Imigrante será reaberto no dia 25 de junho, após seis anos entre criação do projeto, captação de recursos e execução das obras de restauro. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma série de atrações culturais, que deverão ocorrer entre as 16 e 21 horas do sábado.

As atrações ocorrem em diversos locais, nas proximidades do Museu. A Rua Coberta, a praça Ismar Scussel e a Fundação Casa das Artes sediam atividades como sessão de cinema, shows, apresentações artísticas, venda de artesanato, brinquedos infláveis, entre outros. Na Rua Coberta, por exemplo, ocorre mostra dos distritos, com coral, dança, artesanato, agroindústria, orquestra do Instituto Tarcísio Michelon entre outros.

Às 18 horas sairá uma procissão da igreja São Bento em direção ao Museu. Durante o trajeto, o grupo Raízes de Bento entoará músicas italianas e encenará a chegada dos imigrantes. Na chegada, haverá apresentação da Fanfarra  I Bersaglieri, participação do Coral da Fundação Casa das Artes, corte da fita, descerramento de placa e visita ao Museu.

Escola - Tombado como patrimônio histórico do município em 2005, o casarão foi construído em 1913. Serviu de escola agrícola e zootécnica. Depois tornou-se hotel, escritório, armazém e residência. Constatada a necessidade de restauro do prédio, em 2008 o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e a autorização permitiu a captação de pouco mais de R$ 1 milhão. Em agosto de 2010 o local foi fechado para o início das obras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais