Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Memorial Gazola sedia celebração alusiva aos 75 anos da Grande Explosão de 1943

por Beverli Rocha

Atividade acontece neste sábado em Caxias do Sul

Foto: Divulgação

O dia 22 de julho de 1943 ficou marcado por uma tragédia: a explosão na antiga fábrica de munições da Metalúrgica Gazola Travi, na BR-116, durante a Segunda Guerra Mundial. A catástrofe matou seis jovens operárias e deixou uma com a perna amputada. O Fato enlutou a cidade e ganhou novos desdobramentos em 2018, quando uma oitava vítima teve sua história redescoberta pela equipe do Memorial Gazola – Museu da Metalurgia de Caxias do Sul. A operária Anoema da Costa Lima foi uma das atingidas pelo desabamento do pavilhão naquela manhã e, durante um ano e meio, sofreu com os ferimentos decorrentes da grande quantidade de estilhaços de chumbo espalhados pelo corpo, até vir a falecer, em 14 de janeiro de 1945. Sua trajetória, porém, foi totalmente esquecida pela história oficial, até ser redescoberta.

Neste sábado, véspera do aniversário da tragédia, a direção do Memorial Gazola promove uma cerimônia especial para recordar essa história e de vários outros personagens que tiveram suas vidas abaladas pela explosão. 

A cerimônia, aberta à comunidade e com entrada franca, inicia-se às 13h30min. Após, os convidados poderão conhecer as instalações do Memorial Gazola - Museu da Metalurgia de Caxias. O espaço, junto à antiga fábrica, na BR-116.

A diretora do Memorial Gazola, Maria de Fátima Canevese, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática de hoje. Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais