Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

10ª Primavera dos Museus é realizada em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

O evento ocorre até o dia 25 de setembro em instituições culturais de todo o país em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus

Foto: Antônio Lorenzett

A 10ª Primavera dos Museus será realizada de 19 a 25 de setembro. Em Caxias, entre outros espaços, haverá atividades no Museu Municipal, no Museu Ambiência Casa de Pedra e no Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP), no Centro de Cultura Ordovás.

A Primavera dos Museus ocorre em instituições culturais de todo o país em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/ Ministério da Cultura. São promovidas atividades especiais em torno do tema Museus, memórias e economia da cultura. Em sua 10ª edição, há mais de 700 instituições culturais realizando aproximadamente 2 mil atividades, como exposições, oficinas, palestras, shows, mostras de filme, entre outras. A programação completa está disponível no site www.museus.gov.br.

O tema escolhido pelo IBRAM este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Os museus são instituições ativas na circulação de riquezas, sejam elas saberes, bens ou serviços. Suas relações econômicas não existem isoladamente, mas coexistem com outras formas de trocas, uma vez que faz parte da condição humana interagir e compartilhar com o outro. Assim, o Museu Municipal de Caxias do Sul faz um convite à reflexão do papel dos museus nessa perspectiva, ou seja, como agentes fundamentais da economia da cultura, promovendo Um dia no Museu, onde artesãos estarão demonstrando seus saberes aos visitantes, explorando o artesanato de raiz: vime, macramê e dressa. A atividade acontece na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, das 9h às 20h30min.

Já o Museu Ambiência Casa de Pedra faz um convite à reflexão do papel dos museus nessa perspectiva, ou seja, como agentes fundamentais da economia da cultura, promovendo atividades no sábado, dia 24 de setembro, a partir das 14h. São elas: Boock Truck: Contação de histórias e autógrafos por diversos escritores, Atelier Livre: Encontro ao ar livre de artistas e curiosos da arte em diversos espaços, Piquenique Poético: Encontro para viver a poesia, Banda Stone Angel: Repertório pop rock com vertentes gaúchas, Artesanatos, Cuarto de Luna, Resistêncil, Danda's Lab, Capitu Bazar, Kuntu, Marias Lavrandeiras, Tequilas Bijous, Food Truck do Luizinho, Photocoor - Éric Correa, Danças Ciganas e Doação de mudas de flores - SEMMA.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural que ocorre anualmente no início da estação, sendo também uma das ações responsáveis pelo aumento de visitação e visibilidade dos museus. Essa é uma oportunidade para estimular os alunos a visitar os museus e desenvolver reflexões. Então, a Unidade de Artes Visuais receberá alunos de quatro escolas públicas numa ação educativa no AMARP.  Nos dias 21, 22 e 23 de setembro as escolas Santa Corona, Prof. Ivonne Lúcia Triches dos Reis, Catulo da Paixão Cearense e Caldas Júnior visitarão o Acervo, no Ordovás, onde os alunos terão a possibilidade de vivenciar:  visita mediada a reserva técnica do Acervo, questionando: O que é o AMARP? Porquê preservar um acervo artístico? Como cuidar desse patrimônio?, observação e análise de obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas, experiências criativas e reflexivas,  piquenique compartilhado e exposição da produção dos alunos.

Em seu relacionamento com os visitantes, as instituições museais realizam trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. Por meio desse processo dialógico, que também envolve ouvir e entender as necessidades de seus públicos, é possível proporcionar experiências de ressignificação do olhar sobre as questões humanas, capazes de fortalecer a atuação do indivíduo na sociedade e o senso de pertencimento cultural.

Além das parcerias sociais, as trocas também podem estabelecer relações de dimensão econômica. Ao atuar como centro gravitacional de atração de público e da vida ao redor dos espaços de sua localização, os museus tendem a incorporar a prática de ampliação das ações no seu entorno, contribuindo para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Os museus possuem um significativo potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável. Suas múltiplas atividades geram trabalho, emprego, renda, estimulam o turismo e incentivam as atividades econômicas do local onde está instalado. Em muitas situações, eles têm integrado projetos de requalificação e revitalização urbana, bem como de fortalecimento comunitário.

SERVIÇO

AMARP - Acervo Municipal de Artes Plásticas - Ação educativa com Escolas
Dias 21 a 23 de setembro
Local: Centro de Cultura Ordovás (rua Luiz Antunes, 321, Panazzolo)
Informações: (54) 3901.1316, ramais 205 e 217 / [email protected]

Museu Municipal de Caxias do Sul - Um Dia no Museu
Dia: 22 de setembro - quinta-feira
Horário: das 9h às 20h30min
Local: Museu Municipal (rua Visconde de Pelotas, 586, centro)
Informações com a Diretora de Museus Marizete Raimann pelo 3221.2423 e 9106.4451

Museu de Ambiência Casa de Pedra - Diversas atividades
Dia 24 de setembro - sábado
Horário: a partir das 14h
Local: Museu Ambiência Casa de Pedra (rua Matteo Gianella, bairro Santa Catarina)
Informações com a Coordenadora Ivania Ermel pelo 3901.1463 9968.7642
OBS: Em caso de chuva o evento será transferido

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais