Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projeto Cirandeira Criativa realiza ciclo de oficinas gratuitas em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Atividades presenciais e on-line focam dança, grafite, percussão, história e customização, com apresentações finais em canal do YouTube

Foto: Fábio Schmidt/Divulgação

Realizado com recursos do governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, FAC Movimento, através do Edital 12/2019, o projeto Cirandeira Criativa está em novo ciclo, oferecendo diversas atividade gratuitas de formação e criação. O projeto é idealizado pela dançarina Vanessa Carraro e produzido pela Lynch Gestão Cultural, da produtora cultural Flor Nieto.

Nesta nova etapa, são oferecidas à comunidade caxiense atividades presenciais de dança, percussão e grafite e, em formato on-line, oficinas de história e customização. A proposta foca a arte popular e a cultura urbana, com ênfase na cultura afro-brasileira e indígena.

A dançarina e cirandeira Vanessa Carraro está ministrando aulas de dança, com encontros práticos e teóricos para estimular a ancestralidade e a explorar as potencialidades corporais através de músicas e danças afro-brasileiras. Estas atividades estão sendo realizadas nas segundas-feiras na Escola Tem Gente Teatrando, das 19h às 21h. As oficinas também são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto.

“Este é um ciclo de encerramento do projeto. Estamos na reta final, mas com o mesmo propósito e intensidade, que é a manifestação da cultura afro-brasileira”, disse Vanessa Carraro em entrevista ao programa Café & Cultura desta quarta-feira. 
As oficinas de percussão, ministradas por Ângela Pimentel, estão sendo realizadas na Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz, nas terças e quintas-feiras à tarde, das 14h às 16h, com exercícios lúdicos e pedagógicos, estudando som e harmonia, buscando a prática da habilidade com os instrumentos percussivos. 

Já a oficina de grafite com o grafiteiro Andrigo Martins é realizada na Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz e na Fluência Casa Hip Hop. As atividades serão realizadas até o final do mês de maio. A proposta prevê experiências em artes visuais por meio da técnica do grafite, estilizando as latas de spray que servirão como instrumentos de percussão.

Em formato on-line, serão disponibilizadas oficinas de história e customização. Coordenadas pela historiadora e pesquisadora Carina Monteiro Dias, as oficinas de História terão temas relacionados à construção histórica e formação cultural brasileira.

A oficina de Customização, também on-line, é realizada nesta fase pelo estilista Leonardo Lima, com técnicas de corte e costura para produzir e personalizar os figurinos e camisetas, valorizando a riqueza da cultura afro-brasileira e indígena. As atividades on-line serão disponilizadas no canal do YouTube. Quem quiser acessar os conteúdos pode se inscrever pelo link no perfil @cirandeiracriativa no Instagram.

Como atividade complementar, ao final do projeto, também serão feitas apresentações, que serão gravadas em vídeo a serem publicadas no canal do YouTube do Cirandeira Criativa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais