Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Tradicionalistas falam sobre as comemorações da Semana Farroupilha em meio à pandemia

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Na manhã deste sábado, dia 19 de setembro, o programa Sintonia recebeu os patrões dos Centros de Tradição Gaúcha Alexandre Pato e Bombacha Branca, e patrão do Grupo Arte Nativa, para falar sobre como as entidades encaram a pandemia e de que forma o vírus impactou a programação da Semana Farroupilha.

Para o Bombacha Branca, a suspenção das atividades aconteceu em março, justamente numa época em que o CTG dava início a ao projeto de construção de sua sede física, que seria o palco dos ensaios. Desde a data, segundo o patrão Luciano Moreira, nenhuma outra atividade foi realizada com os dançarinos.

O Grupo Arte Nativa também parou. Segundo Rogério Furlan e Liliana de Lima, a pandemia fez com que o contato com os bailarinos migrasse para a internet. Dezenas de vídeos, produzidos pelos tradicionalistas, foram “postados” nas redes sociais, mostrando os talentos individuais dos membros do grupo.

Ambos lamentaram a nova realidade. O GAN vinha de uma rotina intensa de atividades, e participou de projetos de visibilidade nacional, como o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha, em Brasília-DF. Segundo o patrão, os ensaios somente retornarão quando também as aulas da rede pública voltarem.

A internet também foi o campo de atuação do CTG Alexandre Pato. Segundo o patrão Alessandro Muliterno, foram realizadas lives todas as noites, e uma delas alcançou 105 mil pessoas.

Em função da inviabilidade de aglomerações, um churrasco drive-thru também será realizado pelo CTG. Alessandro celebrou o bom resultado das iniciativas da Semana Farroupilha, que neste ano foram lideradas pela entidade. Ouça as entrevistas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais