Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Edital de Criação e Formação – Diversidade das Culturas anuncia os projetos contemplados

por Isadora Helena Martins

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, edital irá beneficiar 591 propostas de 127 municípios gaúchos

Foto: Divulgação / Fundação Marcopolo

Os projetos contemplados no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, foram conhecidos nesta sexta-feira (19/03). Com orçamento de R$ 20 milhões, oriundos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), o edital contemplou 591 propostas de 127 municípios do Rio Grande do Sul. Na Serra Gaúcha foram 65 projetos selecionados.

Os recursos irão fomentar atividades artísticas e culturais de Pesquisa, Criação, Formação e Qualificação nas áreas do audiovisual, artesanato, artes visuais, circo, culturas populares, cultura viva, dança, diversidade linguística, livro, leitura e literatura, música, teatro, memória e patrimônio, e museus.

Com a abertura para Pessoas Físicas e Jurídicas, o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas foi marcado por grande adesão, com recorde de 6.591 inscrições de diversos pontos do Estado.

Conforme o coordenador do Edital, Luciano Balen, a pulverização dos investimentos é fundamental para que o setor cultural seja fortalecido em todo o território estadual. “Em cada pedaço de chão do Rio Grande do Sul vai ter um projeto cultural. Inclusive, muita gente que não conseguia nem se reconhecer como artista foi selecionada. São projetos que vão acontecer desde Erebango até Chuí, desde Uruguaiana até Mostardas. Do nosso ponto de vista como Fundação Marcopolo e todas as pessoas envolvidas, que são todas de Caxias, é uma tremenda alegria porque, se a gente pensar que a um tempo atrás esses processos eram todos geridos na Capital, estamos em um momento que é de protagonismo do interior”, afirmou durante entrevista no programa Café & Cultura.    

Balen também destacou que a expectativa é de que os recursos injetados no setor da Economia Criativa contribuam com a abertura de 10 mil postos de trabalho, atendendo um público previsto de mais de 2 milhões de pessoas.

Entre os próximos passos previstos no Edital estão: a contratação dos projetos, pagamento e execução das propostas. Ouça a entrevista completa com Luciano Balen AQUI. 

A lista dos selecionados pode ser consultada no site da Fundação: www.fundacaomarcopolo.com.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais