Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Festival Música de Rua lança série sobre a música de raiz da Serra Gaúcha

por Isadora Helena Martins

“Causos e Gaitas” tem cinco episódios apresentados pelo acordeonista Rafael De Boni e entrevista personagens também ligados à história dos Irmãos Bertussi

Foto: Divulgação / Luciano Balen

O Festival Música de Rua apresenta, a partir desta quarta-feira, a série “Causos e Gaitas”. Apresentada pelo acordeonista Rafael De Boni, a produção traz às telas personagens cuja trajetória está inserida na história da música de raiz da Serra Gaúcha e do Brasil.

Heranças e tradições se misturam nas histórias contadas e musicadas por Rafael De Boni com Gilney Bertussi, Paulo Siqueira, Valdir Verona e Jorge Boca de Sino. A Fazenda dos Bertussi, lugar onde estes causos todos se entrecruzam, também é “personagem” da série que, obviamente, não deixa de citar a dupla dos Irmãos Bertussi, com quem todos os artistas cruzaram em suas vidas e carreiras. 

No primeiro episódio, Rafael De Boni troca uns dedos de prosa com seu companheiro de muitos trabalhos, o violeiro Valdir Verona. O encontro foi gravado na localidade de Grotas, interior do distrito de Vila Oliva, onde Verona cresceu. E a conversa fala dos tempos dos tropeiros e sobre a paixão e a pesquisa do convidado entorno da música campeira do Sul e do Brasil. 

“Todo mundo que me conhece sabe que eu gosto de contar um causo ou inventar um. Quando eu e o diretor da série, Luciano Balen, pensamos na série logo lembramos da música aqui da terra, que é  um berço de gaiteiros. As pessoas vão conferir lindas imagens. Além disso, todos os entrevistados são contadores de causos por excelência. Tem vídeos que a gente segura o choro. Com a série agreguei muito conhecimento na minha vida”, disse o acordeonista Rafael De Boni em entrevista ao programa Café & Cultura. 

Nos demais episódios, “Causos e Gaitas” vai à casa de Jorge Boca de Sino (Jorge Rodrigues), falando sobre os Ternos de Reis, na Criúva. Paulo Siqueira relembra o duo com Honeyde Bertussi. A visita a São Jorge da Mulada, na casa inspira dois momentos da série: a conversa com o gaiteiro Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi, fala da herança musical na casa da família, lugar de célebres encontros como o com o gaiteiro Luiz Gonzaga, tema do quinto episódio da série. 

Nestes cinco programas de entrevistas musicadas, a narrativa também faz um cruzamento do formato documental com a linguagem musical, buscando focar o personagem e suas moradas, fazendo um registro também da paisagem serrana que reverbera igualmente nos sons e causos mostrados. 

Os programas têm direção de Luciano Balen, codireção de Daniel Vargas e som direto de Moisés Oliveira.  A série será veiculada no Site e Redes Sociais do Festival Música de Rua de forma permanente. Cada episódio tem 10 minutos. 

O Festival Música de Rua - Música na Tua Rua tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, Apoio Cultural da Marcopolo e Fundação Marcopolo, Metadados e Pisani Plásticos. Os parceiros são Focco Sistemas de Gestão, Máquinas San Martin, Neo Technology e UCS FM.

Ouça a entrevista completa aqui.
Link do primeiro episódio: https://www.youtube.com/watch?v=wF8-Xr7V9hA&feature=youtu.be

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais